Querida I., de fato esses pensamentos atrapalham muito a gente e dão tristeza, não é? Agora, só porque um pensamento entra em nossa mente, não significa que ele é verdade. Quando queremos saber qual é a “verdade verdadeira” (rs), precisamos procurar aquilo que Deus falou para nós na Bíblia. Veja esta poesia que está escrita na Bíblia sobre o que Deus pensa de você:
“Ó Senhor, tu examinas meu coração e conheces tudo a meu respeito.
Sabes quando me sento e quando me levanto; mesmo de longe, conheces meus pensamentos.
Tu me vês quando viajo e quando descanso; sabes tudo que faço. […]
Vais adiante de mim e me segues; pões sobre mim a tua mão.
Esse conhecimento é maravilhoso demais para mim, é grande demais para eu compreender! […]
Tu formaste o meu interior e me teceste no ventre de minha mãe.
Eu te agradeço por me teres feito de modo tão extraordinário; tuas obras são maravilhosas, e disso eu sei
muito bem.
Tu me observavas quando eu estava sendo formado em segredo, enquanto eu era tecido na escuridão.
Tu me viste quando eu ainda estava no ventre; cada dia de minha vida estava registrado em teu livro,
cada momento foi estabelecido quando ainda nenhum deles existia.
Como são preciosos os teus pensamentos a meu respeito, ó Deus; é impossível enumerá-los! […]
E, quando acordo, tu ainda estás comigo” (Salmo 139).
Esse é o amor de Deus. Você tem valor por causa daquilo que fez ou deixou de fazer, mas porque Deus criou você. Ele ama você tanto que enviou Jesus para salvar você. Mesmo que só você existisse, Jesus ainda teria vindo ao mundo para salvá-la. Esse é o tamanho do seu valor! Você é preciosa além da conta, amiga!
E, outra coisa importante de lembrar, é que não podemos avaliar as coisas da infância com base naquilo que sabemos hoje. Quando somos crianças, agimos como crianças. É natural.
Mais importante ainda, é você saber que, as coisas que outros fizeram a nós quando éramos criança não são culpa nossa – mesmo que sejam coisas das quais temos vergonha.
Portanto, amiga, quando vierem esses pensamentos, mande-os embora, pois são mentira. Diga para Deus: “Muito obrigada porque você me criou e me ama de paixão! Muito obrigada porque eu tenho muito valor, e nada do que aconteceu no meu passado pode mudar isso! Por favor, me ajude a entender essa verdade, Deus!”. Repita essa oração quantas vezes precisar. Aos poucos, Deus vai colocar a verdade dele no seu coração e na sua mente, para que esses pensamentos não deixem mais pra baixo.
E se as coisas que aconteceram no seu passado envolvem outras pessoas (tipo, se alguém fez algo a você), converse com um adulto de sua confiança sobre isso. Desabafar também ajuda!
Estamos sempre à disposição! Quando quiser conversar, é só escrever J
Kisses,
Su