Hello, D.! Que legal encontrar você aqui e saber das suas boas notícias! Graças a Deus pelo cuidado dele em todos os detalhes de sua vida. E obrigada por dividir!
Quanto à questão de você colocou, onde você ouviu falar sobre “pecado da procrastinação”? Que passagem da Bíblia usaram para explicar isso para você? a gente precisa ter muuuuuito cuidado para não confundir algumas dificuldades pessoais (algo que todos nós temos e que podem até ser ligadas a questões físicas) com pecado. Nem toda falha ou dificuldade é pecado! Ficar se culpando não ajuda em nada, e pode ter certeza de que Deus não está lá no céu condenado você, com raiva de você, querendo castigá-la. Pelo contrário: ele está ao seu lado, querendo ajudar você e lhe mostrar como tratar dessa questão com calma, de uma forma produtiva e que vá alegrar o coração dele – e o seu também!
Essa dificuldade que você está tendo para organizar seu tempo e se concentrar em seus estudos pode ter inúmeras causas. Para começar, eu sugiro que você procure um(a) médico(a) clínico(a) geral e conte o que está acontecendo. Existem deficiências de vitaminas, por exemplo, que nos deixam letárgicas, com os pensamentos dispersos e que nos fazem querer “enrolar” quando deveríamos estudar ou trabalhar. Converse também sobre sua alimentação, sobre seu sono (se você não está dormindo bem ou não está dormindo o suficiente e sempre nos mesmos horários, isso acaba com a capacidade de concentração e disposição). Investigue como estão seus hormônios, sua parte cardíaca, enfim, tudo o que possa alterar sua energia e sua capacidade de formar uma rotina e ter constância em suas tarefas.
Ao mesmo tempo, também seria legal você investigar se seu curso EAD oferece ajuda e orientação pedagógica/psicopedagógica e/ou conversar com um(a) psicólogo(a). Muitas vezes, nossa produtividade pode ser comprometida por hábitos mentais que a gente desenvolve e nem percebe, coisas que dificultam nosso envolvimento naquilo que precisa ser feito.
Eu sinceramente não acredito que você esteja lidando exclusivamente com um problema espiritual. Portanto, meu conselho é que você não envolva pastor, líder de ministério, etc. nessa questão. E, se for para conversar com seus pais, que seja para contar que você precisa investigar as causas médicas e psicológicas dessa questão e pedir o apoio deles nessa investigação.
Tome a Ceia – ela é lembrança do amor, da graça, da misericórdia de Deus por nós e, ser lembradas disso com frequência é importante para nossa fé. E, se esses ministérios são coisas que alegram seu coração e não sobrecarregam você, continue a participar! Servir a outros é uma forma de mostrar seu amor por Deus também.
E lembre-se de que o Inimigo coloca muitas mensagens falsas em nossa mente. Ele quer encher você de culpa e derrotismo para afastar você de Deus e da família da fé. Não permita que isso aconteça. Siga em comunhão com Deus e com a igreja. E cuide-se bem, amiga! Busque os auxílios necessários, que Deus proverá para você.
Ah, e apareça sempre que quiser 🙂
Até a próxima!
Kisses,
Su