Hello, V.! Que bom encontrar com você aqui novamente e receber suas atulizações! Você é sempre muito bem-vinda 🙂
Para começar, faço parte de uma igreja ecumênica e, portanto, considero os católicos nossos irmãos em Cristo, como quaisquer outros cristãos. Não vejo, portanto, nenhum problema em seu desejo de frequentar a igreja católica. O mais importante de tudo é você ter um relacionamento pessoal com Deus. Onde e como isso vai acontecer é uma questão de escolha, de encontrar uma comunidade de fé onde você se sinta acolhida e onde você possa crescer junto com outras irmãs e irmãos e servir a outros, como Jesus nos ensinou a fazer. Se você tem se identificado com uma comunidade católica, ótimo!
Embora existam algumas diferenças entre católicos e protestantes, a mensagem central do evangelho da salvação em Cristo é a mesma. Como lhe disse naquela mensagem anterior que você colocou o link, acho importante estudar a teologia da igreja local com a qual você deseja se comprometer. Afinal, nosso intelecto também faz parte da vida com Deus, e é legal poder explicar nossa fé para outros de maneira articulada e clara.
Ao mesmo tempo, entendo seu medo das reações de outros e seus questionamentos. Primeiro, saiba que Deus é o maior interessado em lhe mostrar o que vai alegrar o coração dele. Continue a orar pedindo direção, continue a ler a Bíblia, e confie que ele vai apontar o caminho.
Se você encontrou uma comunidade católica da qual você gostou, procure se envolver mais com ela. Participe do grupo de jovens, de ações de serviço, de trabalho voluntário. Isso vai ajudar você a se perceber mais apoiada e menos sozinha em suas escolhas. Se você ainda não encontrou, continue a procurar, crendo que Deus vai lhe mostrar o lugar certo para este momento!
Infelizmente, sempre haverá alguém para criticar e censurar. Talvez nesse momento de transição, em que você ainda está formando suas próprias convicções e aprendendo mais sobre o catolicismo, seja melhor não se expor demais nas redes sociais. Uma vez que você estiver bem entrosada em uma comunidade e bem clara quanto a suas convicções, aí pode ser muito legal você compartilhar o que a levou a seguir por esse caminho!
Por fim, o mais importante (que, aliás, você mesma comentou em sua pergunta): vivemos debaixo do amor, da graça e da misericórdia do Senhor. Nosso Deus é indescritivelmente bondoso, e precisamos de comunidades de fé que anunciem essa bondade, essa inclusividade e essa graça divina que deve transbordar de todos nós.
Que o Senhor abençoe imensamente sua jornada de fé, onde quer que ela aconteça. E saiba que você não está sozinha nessa jornada! Você tem aqui apoio e um espaço para conversar sempre que quiser!
Kisses,
Su