Pergunta:

oi Su,voltei depois de alguns dias e decidi falar tudo o que está me acontecendo, porque as vezes é difícil demais ter esse tipo de conversa com meus pais.primeiramente quero começar falando sobre a culpa que eu sinto graças ao meu passado, não guardo rancor de ninguém, nem sinto ódio, o único problema é que eu me culpo muito, na infância eu sofri bullying demais, por ser negra, magra, ter os cabelos crespos e porque, por causa da minha alergia forte, eu tinha olheiras, e quem tem problemas respiratórios geralmente tem olheiras; isso me tornou uma garota insegura, além disso, alguns parentes viviam me chamando de feia e tratando minha família mal (pai, mãe, irmãos e eu). isso fez com que eu me tornasse uma menina insegura, que não gostava de si mesma e mesmo que desde sempre, eu sou muito inteligente, não acreditava no meu potencial.futuramente isso me gerou problemas, na pré adolescência, mesmo sendo cristã eu queria a aprovação das outras pessoas, queria que elas parassem de me dizer aquelas coisas, era muito fácil me manipular e eu sofri um assédio na internet, fui pressionada e ameaçada, não tive coragem de contar para os meus pais porque eles viviam tendo problemas no relacionamento, e também mais para frente sofri assédio sexual de pessoas próximas, de “amigos” e quando eu contei para as meninas que viram aquilo, elas disseram que eu gostava daquilo e que eu estava apenas fingindo não ter gostado, aquilo me fez ficar ainda mais fechada, me fechei para o mundo porque doeu muito, os garotos só se aproveitavam da minha fragilidade emocional, eu já estava tão cheia de traumas que eu nem me importava com as coisas e sem perceber já estava sendo manipulada. cansei e desisti, estava namorando um garoto legal, te contei aqui, mas terminei com ele. tínhamos uma história toda juntos, a gente já praticou alguns atos impróprios que não agradam a Deus, eu já tentei me matar várias vezes, mas foi na época que tinha entre 14/16 anos, agora graças a Deus esse desejo sumiu, mas sinto culpa, raiva e nojo do meu corpo, vergonha de tudo isso, tenho a sensação de que meu futuro namorado não vai me aceitar por causa dessa minha história, sofri muito em relação a coisas da vida, em 2023 entrei em um relacionamento tão tóxico que fiquei muito traumatizada, estou cansada, porque oro, busco, tenho o sonho de levar a mensagem de Cristo através do louvor, mas tudo isso me causa a sensação de que sou inválida, suja e nojenta, mesmo que eu ainda seja virgem, sinto que tem algo que me torna impura e isso me incomoda muito. só queria poder compartilhar e ter ideia do que fazer. A.

Resposta da Sú:

Querida A., você é sempre muito bem-vinda aqui! Fiquei triste de saber de todas essas experiências tão dolorosas que você passou e me identifiquei com algumas delas. Bullying, assédio, abuso, ideações suicidas, são coisas que deixam marcas muito profundas e que a gente precisa tratar em terapia, mesmo que pareçam estar no passado. Elas não se resolvem sozinhas! É como quebrar um osso – ele precisa ser colocado devidamente no lugar, pois, do contrário, vai causar dor e nos impedir de fazer movimentos livres para o resto da vida. Recomendo e reforço isso para você. Insista em ajuda psicológica.

Outra coisa muito importante é uma decisão que nós temos de tomar todos os dias: vamos acreditar em nossos pensamentos distorcidos, na opinião dos outros e até mesmo na voz do Inimigo em nossa mente? Ou vamos acreditar nas muitas verdades maravilhosas que Deus declara a nosso respeito? Deus declara que você é linda e amada, pois é obra das mãos dele. Deus declara que você foi purificada e perdoada, pois ele colocou o Espírito Santo dentro de você. Deus declara que você está segura nos braços de amor dele para sempre, pois ele escolheu e salvou você. Deus declara que você é digna de respeito, pois você foi criada à imagem dele. E Deus declara que você ainda tem muitas coisas boas para fazer no serviço a ele e a outros, pois foi isso que ele planejou para você. Ele escreveu sua história e nada que você tenha feito ou deixado de fazer pode apagar todo o bem que Deus já escreveu para sua vida.

A escolha é sua: acreditar nas mentiras que estão em sua mente ou acreditar na verdade de Deus. Peça ajuda do Espírito para crer na verdade (até para isso precisamos de forças de Deus!). Peça para Deus abrir seus olhos para que você se veja como ele a vê: como filha eternamente e incondicionalmente amada e acolhida. Peça ajuda a Deus para ler a Bíblia com as lentes dele que permitirão que você veja a graça, a misericórdia, a bondade e a compaixão dele ali.

Em Cristo, você é santa, separada para os bons propósitos dele para sua vida. Apegue-se à essa realidade, pois ela é sua verdadeira identidade.

E passe aqui sempre que quiser conversar, sabendo que orei por você 🙂

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.