Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Oii Su, eu espero que vc esteja bem. Eu sou a B. e tenho 19 mas esse mês faço 20. Confesso que eu devorei muitos dos posts de aconselhamento, pq tenho alguns problemas comuns como pensamento intrusivo blasfêmo, ou às vezes vem em formas de sentimentos ruins como um sentimento de mal dizer ou uma dúvida quanto à existência de Cristo eu normalmente disminto eles mas sempre fico meio encucada de “por quê isso tá aqui” mas acredito que é tentação, mesmo assim me deixa extremamente nervosa. As dúvidas estão me deixando ansiosa.Não sei bem como pedir conselho em relação à isso, eu sei que não nos movemos mais pelas leis antigas do velho testamento mas pela lei do espírito, só que isso me gera uma ansiedade tão extrema que eu simplesmente paralizo em situações comuns do dia à dia como será que é certo eu sair com fulana? Estudar no Sábado e fazer faxina? Comer camarão? Assistir filme policial (coisa que da última vez me deu gatilho pra uma crise)? Comer coisas não sauáveis e estragar meu corpo? de modo de que se alguém me oferece essas coisas e eu tem que responder na hora eu simplesmente bugo, argumento comigo mesma com base na bíblia mas enfim às vezes não consigo diferenciar minha própria ansiedade da voz de Deus. Li seu post do “mascar chiclete de melancia é pecado?”, acho que tem um pouco disso, mas na prática não consigo aplicar.Tenho muita ansiedade de forma que é difícil administrar (eu tenho crises com hiperventilação e às vezes começo a gritar o que se assemelha com um transtorno do pânico, isso de gritar pelo menos nunca aconteceu na rua). Tomava remédio pra isso mas ele nunca me impediu de ter crises de ansiedade pq a maioria delas acontecem com esses gatilhos e como não dá pra controlar pensamento nem emoção então kkkkkkk.Como difiro a voz de Deus da ansiedade, da paranóia e das vozes da minha cabeça? Como eu sei o q é pra simplesmente obedecer além do óbvio que tá na Bíblia (não mentir, matar, roubar, fazer fofoca, usar palavras ou falar coisas impróprias, odiar, invejar, desejar mal, guardar rancor e etc.)? Admito que também já ouvi a voz de Deus ou achei que ouvi (pensamentos bons, de esperança, encorajamento, às vezes correção) e ignorei bastante então agora só “ouço” um pouquinho, muito de vez em quando às pessoas falam que isso é “apagar o espírito”.Tinha ficado um bom tempo sem ler a Bíblia por causa dos pensamentos ruins, voltei agora por causa do aconselhamento dos meus amigos.Acho que gostaria de desabafar e me aconselhar a respeito desse monte de coisa que eu expliquei meio mal. Moro sozinha e estou longe dos meus parentes e tb não posso falar mais isso pra eles nem pras pessoas pq se não elas vão se afastar de mim. B.

Resposta da Sú:

Hello, B.! Que bom saber que você tem encontrado conteúdos úteis aqui. Seja muito bem-vinda. Pensando em tudo o que você escreveu (acho que você se expressou bem), minha impressão é de que tem um conjunto de coisas acontecendo e, portanto, que não existe uma só fórmula ou “solução mágica” para esses desafios que você está enfrentando.

Primeiro de tudo, gostaria de incentivar você a voltar a se consultar com um(a) psiquiatra e experimentar novas medicações. O que você descreve é claramente algum tipo de transtorno de ansiedade (talvez também TOC). Essa é uma questão física que pode e deve ser tratada com medicação adequada. Mesmo que sua experiência anterior com medicamentos não tenha dado certo, vale a pena tentar outra vez. Com frequência, leva um tempo para ajustar tipos e doses de medicação (falo por experiência própria) e, portanto, a gente precisa de um pouco de perseverança e paciência na fase inicial do tratamento (duas coisas que Deus gosta muito de prover para nós!).

Segundo, queria incentivar você a procurar ajuda psicológica. Também posso dizer por experiência própria o quanto boas conversar, com profissionais capacitados, podem ser um imenso presente de Deus para nós. Deus nos dá esses recursos (medicamentos e terapia) como presentes e como sinal do amor e do cuidado dele por nós.

Terceiro, e igualmente importante, tenho a impressão de que, por algum motivo, você chegou à conclusão de que o cristianismo é uma questão de obedecer a regras, de que Deus só vai aceitar e amar você se você fizer tudo direitinho. Na verdade, porém, é exatamente o oposto!

Deus amou você mesmo antes de você nascer. Ele escolheu você para se relacionar com ele. E não apenas para fazer (ou deixar de fazer) isto ou aquilo. Tudo começa com o amor de Deus, nos chamando para um relacionamento pessoal com ele. As coisas que a Bíblia nos instrui a fazer são consequência desse relacionamento e são realizadas com o poder do Espírito Santo.

Veja, por exemplo, o povo de Israel. Primeiro de tudo, Deus escolheu, amou e libertou esse povo da escravidão. E, então, só depois, ele mostrou como esse povo devia viver. Primeiro relacionamento. Depois, e com ajuda do Espírito, comportamento.

Se você inverter essa ordem e achar que precisa fazer tudo certinho para se relacionar com Deus, vai viver em um estado constante de ansiedade e frustração, imaginando que sempre está deixando Deus zangado e fazendo coisas erradas. Esse é um discurso que o Inimigo coloca em nossa cabeça, e precisamos fugir disso!

Meu conselho é que você leia a Bíblia começando com os Evangelhos, que contam sobre Jesus, começando pelo Evangelho de João. Leia com calma, sem pressa, observando como Jesus tratava as pessoas, conversava com elas, aceitava e acolhia. Deixe o Espírito falar ao seu coração. Também leia Salmos e medite sobre a maravilhosa bondade do Senhor e agradeça a ele por isso. Concentre-se nessas coisas e saiba que Deus é o maior interessado em ajudar você a ter uma vida agradável a ele.

Deus a amou, escolheu e salvou. E ele vai lhe dar, no tempo e do jeito dele, todo o necessário para você continuar se relacionando com ele. Deixo com você um de meus versículos favoritos, que fica em Hebreus 4.16:  “Assim, aproximemo-nos com toda confiança do trono da graça, onde receberemos misericórdia e encontraremos graça para nos ajudar quando for preciso”. O trono de Deus é trono da graça e não das regras/leis/listas de certo ou errado. E Deus promete nos dar misericórdia e graça sempre que precisarmos – ou seja, a cada dia, a cada momento. Confie nisso!

E  passe aqui sempre que quiser. Estamos à disposição!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 05/05/2025
  • Às 08:29
  • Tags: ansiedade, bíblia, bondade de Deus, grsaça, medicamento, pensamentos intrometidos, psicólogo, relacionamento com deus, vida com Deus
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorComo fazer Fazer amizade com um Garoto? / Como ser amiga de um garoto da minha igreja sem ter contato com ele? L.
Próximo PostSou divorciada, tenho 61 anos,sou cristã, mais as vezes sinto vontade de me masturbar, isso é pecado? quando faço isso não vejo revistas,nem penso em ninguém com desejo, simplesmente me toco pra sentir prazer. S.Next
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.