Hello, J.! Seja muito-bem-vinda aqui nesse espaço de conversa 🙂
Achei muito legal e muito madura sua ideia de pensar em longo prazo sobre as implicações do início de sua vida sexual.
Em minha opinião, será ótimo se você puder explicar para sua mãe exatamente o que você disse aqui: estudar possibilidade de anticoncepcionais, entender os diferentes tipos e ver qual será melhor para você não é a mesma coisa que já estar sexualmente ativa. Destaque para sua mãe essa questão de que é realmente para se preparar para o futuro – que, aliás, não precisa ser o futuro próximo, kkk.
Além disso, você pode dizer para sua mãe que a consulta ginecológica é uma forma de você cuidar bem desse corpo maravilhoso que Deus lhe deu de presente e que merece muito carinho e respeito!
Aliás, uma vez que foi Deus que criou você, e uma vez que ele entende tudo de conversas difíceis, peça ajuda dele para falar com sua mãe. Ele pode lhe dar as palavras certas e a atitude certa, para ser bem aberta e objetiva, mas respeitosa e calma. E ele pode preparar sua mãe para ouvir você também. Conte para ele essa situação e confie que ele pode mostrar o melhor caminho.
E se, por acaso, sua mãe não quiser ajudar você a marcar consulta e acompanhá-la, com 17 anos você já pode fazer isso sozinha. Claro que será ótimo ter o apoio de sua mãe, mas não deixe de ir à médica se sua mãe não apoiar, ok.
Ah, e lembre-se de que, mesmo que você esteja usando um método anticoncepcional adequado, também é importante seu parceiro usar camisinha, pois nenhum outro método (exceto a camisinha feminina) ajuda a evitar infecções sexualmente transmissíveis.
Reforçando: fale com Deus – tanto sobre a conversa com sua mãe, quanto sobre a consulta e (muito importante!) peça direção e sabedoria dele para entender o momento certo e o relacionamento certo para começar sua vida sexual. Deus criou o sexo para acontecer dentro de um compromisso de intimidade de todos os tipos (não só física) e de compromisso para o resto da vida. É nesse tipo de relacionamento que a gente consegue aproveitar ao máximo tudo de bom da vida sexual! Confie nisso.
Kisses,
Su