Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida L., você tem toda razão. Primo de segundo é parente distante e, se sua família respeita e a dele também, então não tem que ficar dando ouvidos ao que outros falam. Se isso está incomodando, da próxima vez que alguém dizer alguma coisa, fale com muita calma e respeito: “Olha, essa é uma questão entre meu namorado e eu e nossas famílias. Já sei o que você pensa e respeito sua opinião, mas eu penso de forma diferente e peço que você não fale mais sobre esse assunto comigo, com meu namorado ou com meus pais”. Seja educada, mas bem objetiva. Se você não conseguir dizer isso pessoalmente, envie uma mensagem. Ninguém tem obrigação de aguentar as opiniões não solicitadas de outros, a ponto de ficar ansiosa e deprimida.

Outras duas coisas importantes: peça apoio do seu namorado nessas situações, afinal, esse relacionamento é de vocês dois e é importante vocês darem forças um ao outro. Se necessário, também peça apoio de sua família para lidar com esses comentários “sem noção”.

Se a ansiedade e a depressão continuarem, marque uma consulta com um(a) médico(a) de clínica geral. Conte o que você está sentindo, explique tudo direitinho – muitas vezes, depressão e ansiedade podem ter causas físicas que precisam ser investidas e tratadas.

E, por fim, o mais importante: converse com Deus, conte tudo para ele e peça para ele lhe dar sabedoria, assertividade e serenidade para lidar com essa questão. Peça para Deus encaminhá-la para pessoas e recursos que também possam ajudá-la.

E fique à vontade para voltar aqui sempre que quiser. Estamos à disposição!

Kisses,
Su