Pergunta:

Resposta da Sú:

Oioi, M.! Nada de pânico, amiga! Primeiro, lembre-se de que todos os relacionamentos têm altos e baixos. Para lidar com essas brigas, o fundamental é a comunicação. Isso significa que você e sua amiga terão de conversar com calma a respeito de algumas coisas. Sobre o que vocês têm brigado? É quase sempre sobre as mesmas coisas? Quais são as coisas que mais incomodam?

Eu acho que valeria a pena você refletir com calma sobre isso e depois ter um bom papo com ela, numa boa. Você pode expressar as questões mais sérias, que você acha que estão atrapalhando mais. Deixe as outras coisas para depois ou procure não dar bola para o que é menos importante. Também pode perguntar para ela o que a está incomodando no relacionamento. Se você achar que não vai conseguir falar com tranquilidade, pode ser o caso de você escrever uma carta. Não use redes sociais nem e-mail. O exercício é de escrever devagar, pensando nas palavras e tentando organizar as ideias. A partir dessa carta, pode ser mais fácil de vocês conversarem pessoalmente.

Procurem identificar juntas quais são os pontos críticos e o que cada uma gostaria que você feito para resolvê-los. Depois, conversem sobre cada item até chegar a um acordo. Vale lembrar que, nesse tipo de negociação as duas partes vão ter que abrir mão de algumas coisas e engolir alguns sapos.

Converse muuuuito com Deus (ele é especialista em amizades!). Peça para ele ajudar você a conversar com sua amiga. Peça, também, para ele mostrar se você precisa perdoá-la por alguma coisa e se você precisa pedir perdão por alguma coisa. É difícil reconstruir um relacionamento sem perdão!

Que Deus lhe dê sabedoria e coragem para trabalhar nessa amizade. Vale muito a pena!

Kisses,
Su