Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida L, precisamos pensar com calma sobre essa dificuldade em comunicar-se pessoalmente, pois não existem soluções fáceis e imediatas para questões desse tipo.

É verdade que algumas pessoas (inclusive eu, rsrs) preferem comunicar-se por escrito, muitas vezes por timidez, por medo de dizer algo impensado, por não sentirem-se à vontade com seu corpo/ sua aparência, ou por terem medo de como a outra pessoa vai reagir de imediato numa conversa. Redes sociais parecem um ambiente mais seguro nesses aspectos.

A meu ver, a primeira coisa a fazer seria escrever uma carta – em papel, não em mensagem de texto – para seu namorado, dizendo o quanto essa comunicação é difícil, explicando que você está tentando melhorar e pedindo que ele tenha calma e paciência. Você não controla as decisões dele, mas pode fazer sua parte para deixar claro que valoriza o relacionamento e gostaria de continuar a cultivá-lo. Peça para Deus lhe dar as palavras certas e não se preocupe demais se seu namorado vai entender perfeitamente tudo o que você vai escrever.

Segundo, uma forma de começar a trabalhar essa questão é escolher um assunto que você tenha dificuldade de expressar pessoalmente. Comece por algo que pareça menos difícil. Então, escreva sobre esse assunto em um papel, como se estivesse em uma rede social ou mandando uma mensagem. Em seguida, leia para si mesma em voz alta algumas vezes, até sentir-se à vontade com o que está dizendo. Por fim, procure dizer a mesma coisa para seu namorado, mesmo que você tenha de levar o papel com você como ‘cola’.

Terceiro, é muuuuito importante você identificar as causas dessa dificuldade de modo mais profundo. Em minha opinião, valeria bastante a pena você conversar com um psicólogo ou conselheiro, alguém que tenha uma formação especializada ou pelo menos experiência de vida em ajudar na área de comunicação e relacionamentos. Quando você identificar o motivo, poderá tratá-lo e, aos poucos, desenvolver estratégias práticas para lidar com a questão.

E, acima de tudo, converse com Deus. Mesmo que você não consiga expressar para ele todos os seus sentimentos, diga (ou escreva em um diário) o que vier à sua mente, de qualquer jeito, sem preocupar-se com a forma como está se expressando. Deus entende você perfeitamente, até nas questões que a deixam mais perplexa, e ele quer ajudá-la a conectar-se e comunicar-se com outros de forma saudável e tranquila. Peça orientação e ajuda para ele. E fique atenta e disposta a seguir as instruções que ele dará!

Kisses,
Su