Olá Su, há muito tempo (quase um ano) que tenho dúvidas sobre o que posso ou não ler e assistir. Deus e meus pais tem me ajudado muito (você também) , mas ainda tenho dúvidas. Faço estudos bíblicos com mais de uma bíblia e procuro na internet, vejo muitas pessoas dizendo que é errado ( embora meus pais não digam que é, eles me apoiam e ajudam e sabem que eu não sou uma fã fanática). Bom, eu gosto de Harry Potter, Nárnia, mitologias, animes (geralmente são para 14 anos porque têm violência e envolvem bastante drama e o psicológico da personagem além de magia). Eu sei por exemplo, que Deus desaprova magia, é errado eu ler e gostar dessas histórias e do universo fantasioso que elas apresentam? Veja: Romanos 14:13 ao 23, 1Coríntios 6:12 (como assim: “não me deixarei dominar por nenhuma delas” eu gosto das histórias que assisto e leio é errado não querer parar de assisti-las, porque eu não acho errado?). E também o 10:23 ao 33. Se eu gosto dessas histórias e falo para alguém o meu irmão em Cristo ou um colega/ amigo pode pecar por não ter o mesmo conhecimento que eu? Não devo então ler essas histórias? Elas têm monstros e demônios, às vezes guerras e violência, falam sobre vingança (e como ela só causa mais dor e sofrimento gerando um ciclo sem fim) por fim, têm ensinamentos errados, mas e os ensinamentos certos? Eu já fiz uma pergunta aqui sobre uma personagem não cristã que gosto, mas que é uma mistura maravilhosa das grandes mulheres da Bíblia, as histórias têm coisas boas, ensinamentos de Deus, mas tudo isso num mundo fictício que o nosso Senhor não faz parte, isso torna a história errada e pode fazer alguém cair em pecado? Não nego que não quero deixar essas histórias, porque veja: a Luna de Harry Potter, foi uma personagem que me ajudou a ver como eu deveria viver para Deus, eu nasci num lar cristão, mas só entendi o grandioso significado de Deus na minha vida ano passado e ve r a conduta dela me ajudou. Por que isso seria ruim? E por último em 1Timóteo 1:4 e Tito 1:14 não posso gostar de fábulas e lendas e se elas apresentarem bons ensinamentos mas forem ensinadas por homens que não vivem segundo o coração de Deus, tipo a autora J.K Rowling? Vejo tantas pessoas dizendo que é errado ler essas histórias, mas quando eu comecei a ler mitologia meu pai e minha mãe me disseram o seguinte: ” Só não se esqueça de Deus, todas essas histórias foram baseadas na Bíblia”. E realmente foram tipo Sansão e Hércules e qualquer outra coisa boa Para não fazer apenas o que eu quero e unir o útil com o agradável estive pensando em criar um blog e falar das relações das histórias que gosto com os ensinamentos de Deus. Por favor, me ajude, Paulo fala sobre não fazer nunca mais coisas que possam escandalizar alguém, se isso pode levar alguém a pecar mesmo que tenha coisas legais e aproveitáveis não posso nunca mais ler/ assistir? Deus abençoe vocês! D.
Hello, D.! Que legal você estar estudando a Bíblia e procurando aplicá-la a sua vida! Vou responder a suas perguntas de uma vez só, convidando você a pensar em algumas questões.
1. Quando estudamos a Bíblia, é fundamental entendermos o contexto de cada passagem e mesmo de cada livro. Para isso, é muito útil usar Bíblias de estudo, dicionários e comentários bíblicos. Você cita questões de Romanos, 1Coríntios, 1Timóteo e Tito. Cada uma dessas cartas foi escrita para pessoas diferentes em circunstâncias diferentes e precisamos levar esse fato em consideração, okay?
2. De fato, quando Paulo diz em Romanos 14.13 para não sermos pedra de tropeço para outros, está pedindo que coloquemos o bem-estar espiritual de irmãos em Cristo antes de nossas preferências pessoais. Você sabe de uma pessoa específica do seu círculo de amizades que fica profundamente ofendida com o fato de você ler histórias de fantasia e afins? Nesse caso, pode ser prudente evitar conversas sobre esse assunto com essa pessoa. Também não faz sentido ler e assistir a essas histórias na frente dela ou convidá-la para ir ao cinema com você. É uma questão de consideração e amor por um indivíduo, e não pelo mundo em geral. Isso não significa, porém, que você precisa abandonar completamente suas leituras e filmes. Apenas fique atenta o que você diz e para quem você diz.
Alguém em algum lugar do mundo sempre pode se ofender (ou tropeçar na fé) com alguma coisa que fazemos. Sei de cristãos que se escandalizariam de eu ter um computador e usar a internet. No entanto, não convivo com eles, nem sequer os conheço pessoalmente, de modo que isso não é problema.
3. Quando Paulo fala sobre “lendas”, “fábulas”, “mitos” ou “genealogias” (depende da versão) em Timóteo e Tito, não está se referindo ao tipo de literatura que você gosta. Ele está falando de falsos mestres que inventavam umas ideias religiosas esquisitas, muito diferentes do evangelho de Cristo, com a intenção de obter seguidores, ganhar dinheiro, enganar pessoas e causar tumulto.
4. Como sempre comento aqui, precisamos pedir que Deus nos dê sabedoria e discernimento (capacidade de distinguir entre o que é bom e o que não é) quanto a nossas escolhas, inclusive de leituras e filmes. Eu também gosto de literatura de fantasia (Nárnia é meu favorito!), mas não de tudo que é desse gênero. Em algumas histórias, a gente precisa “se esforçar mais” para encontrar algo de bom, que seja próximo dos valores bíblicos. Outras vezes, o personagem tem uma característica legal e dez que são contrárias aos princípios bíblicos. Nesses casos, é melhor não ficar “forçando a barra” e procurando virtude onde ela praticamente não existe. Portanto, só porque algo é do gênero que você curte, não significa que é legal. Peça para Deus lhe dar um forte espírito crítico para tudo o que você lê.
5. Retratar o mal na literatura e em filmes (violência, monstros, feitiçaria, etc.) não é errado em si. O problema é quando essas coisas são apresentadas como se fossem boas. Se você só ler livros que falam sobre confiar em magia em vez de confiar em Deus, usar violência para vencer, etc., aos poucos isso vai distorcendo sua visão de mundo. Por isso, histórias desse tipo, com elementos negativos, podem fazer parte de suas leituras (e não ser a única leitura , mas você também deve procurar histórias que tenham valores cristãos bem claros e firmes!
6. Eu acho muito legal analisar histórias e personagens, buscar suas virtudes e compartilhá-las com outros, mostrando o que tem a ver com Deus. Converse com Deus sobre esse sua ideia do blog e fique atenta para o que ele vai mostrar.
7. Por fim, qualquer coisa, por melhor que seja (até atividades da igreja! rsrs) pode acabar ocupando espaço demais em nossa vida e tomando o lugar de Deus. Essas são as coisas que “nos dominam”. Quando isso acontece, às vezes precisamos fazer um “jejum” dessas coisa por um tempo (não precisa ser pra sempre) e pedir que Deus restaure o equilíbrio. Aqui vai um desafio: fique uma semana sem ler livros, assistir animes e filmes e veja como você se sente. Nesse tempo, peça para Deus lhe mostrar se alguma dessas coisas está controlando você ou não. Deus ouve e atende nossas orações a esse respeito.
Espero ter tirado a maior parte de suas dúvidas. Se quiser continuar a conversa, é só escrever outra vez!
Kisses,
Su