Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, N.! Bem-vinda ao blog! E que bom que você está curtindo o Diário. Quando preenchê-lo todo, você pode criar seu próprio diário usando um caderno para anotar suas dúvidas, seus agradecimentos, passagens da Bíblia que chamarem sua atenção e as coisas que você quer pedir a Deus.

Quanto a sua dúvida, na verdade, namorar não é igual tirar título de eleitor ou carteira de motorista, o que significa que não depende só da idade. Portanto, não acho que dê para dizer que existe uma idade “certa” para uma garota cristã namorar. MAS, existem algumas questões que podem ajudá-la a saber se você está preparada.

Para começar, é importante entender que um namoro é uma relação séria e exclusiva, que nasce de uma boa amizade e tem o objetivo de conhecer melhor a outra pessoa. Faz parte do aprendizado para o compromisso ainda mais sério e para a vida inteira que é o casamento. Tendo isso em mente, vamos pensar juntas sobre as seguintes questões:

  1. Quando possível, acho legal você conversar com seus pais sobre esse assunto e pedir a orientação deles. Afinal, eles conhecem e amam você, o que significa que eles podem ajudá-la a entender quando você estará preparada.
  2. Quando você se apaixonar por um menino, é importante fazer algumas perguntas para si mesma e respondê-las com bastante sinceridade: Você já tem uma boa amizade com esse garoto? Você está disposta a comprometer-se somente com ele (sem ficar olhando em volta para ver se tem alguém mais interessante, rsrs) e a procurar entendê-lo e ajudá-lo a crescer na caminhada com Deus e nas coisas da vida diária?
  3. Namorar na hora certa é supergostoso, mas também exige uma dose de esforço e dedicação, especialmente quando surgem desentendimentos, o que sempre acontece. Ah, e mais uma coisinha, um bom namoro não deve ter espaço para crises repetidas de ciúmes. Sentir uma pequena insegurança de vez em quando é normal, mas morrer de ciúmes o tempo todo é sinal de que você ainda não tem maturidade suficiente para estar em um relacionamento sério.

Em minha opinião, portanto, o melhor é sempre conversar bastante com Deus e pedir que ele mostre o próximo passo da caminhada. Quando fazemos as coisas no tempo e do jeito de Deus, aproveitamos ao máximo tudo o que ele tem de melhor para nós!

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.