Olá Su. Tenho dúvidas sobre se o inferno é eterno (de qualquer jeito, prefiro viver com Deus no céu). Mas é que alguns pastores pregam que quem vai para o inferno, vai queimar eternamente. Então eu acho meio estranho, tipo uma pessoa pecou por 15 anos, não se arrependeu e morreu e vai queimar pra sempre no inferno? L.
Hello, L.! Que legal a sua pergunta! Para começar, sabemos que céu é o lugar na presença de Deus para sempre (veja, por exemplo, Apocalipse 22.1-5). Tudo o que existe de belo, agradável e bom vem de Deus, de modo que não existe coisa melhor que a presença dele. Para descrever essa realidade tão incrivelmente maravilhosa, a Bíblia fala de ruas de ouro, pedras preciosas e luz.
O inferno, em contrapartida, é o lugar fora da presença de Deus para sempre. As descrições sobre choro, ranger de dentes e fogo são uma forma que os autores da Bíblia encontraram de dizer como é absolutamente terrível estar em um lugar onde não existe nada de Deus (veja, por exemplo, Lucas 13.28). É importante ter em mente que nem tudo na Bíblia é literal. Em outras palavras, não devemos imaginar que o céu é, de fato, um lugar todo feito de ouro, nem que o inferno é um lago de fogo em que as pessoas vão literalmente queimar para sempre. O fato é que o céu é um lugar tão bom, tão cheio de experiências extraordinárias, que não temos vocabulário para descrevê-lo. E o inferno é um lugar tão horrível, com tanta angústia e sofrimento devido à ausência de Deus, que também não temos como descrevê-lo. E a Bíblia deixa claro que as duas situações são eternas, sim.
Em segundo lugar, precisamos nos lembrar de que, quando os primeiros seres humanos pecaram no Éden, eles condenaram toda a humanidade à morte. Na verdade, Deus poderia ter resolvido que, dali em diante, ninguém nunca mais teria um relacionamento com ele. E teria sido justo se Deus houvesse decidido que ninguém iria passar a eternidade com ele no céu. O pecado separou os seres humanos de Deus para sempre e trouxe morte. Se hoje temos acesso a Deus e à dádiva da vida eterna, é só pela graça e misericórdia dele e porque Cristo morreu em nosso lugar. Deus condenou todos à morte por causa da desobediência de um só, Adão, para que pudesse oferecer a salvação a todos por meio da obediência de um só, Cristo (veja Romanos 5.12,18-19).
Essas ideias são fundamentais para você entender a resposta para sua dúvida.
Primeiro, ninguém vai parar no inferno por acidente. As pessoas que vão passar a eternidade afastadas de Deus são aquelas que nunca quiseram nada com Deus. Se você não quer se relacionar com Deus aqui na terra, por que você iria passar a eternidade com ele? Meio estranho, não?
Segundo, céu e inferno não têm nada a ver com nosso merecimento ou falta dele – tipo pessoas boas merecem ir para o céu e pessoas más merecem ir para o inferno. Tem a ver, sim, com aceitar a oferta da salvação em Cristo ou não. Sem Cristo, ninguém é bom e ninguém merece ir para o céu. Se a pessoa não reconhece que nasceu em pecado (Salmos 51.5; Romanos 3.23) e que a situação só vai mudar se ela for salva por Cristo, por que ela deveria ir para o céu?
Portanto, as pessoas não vão para o inferno porque pecam. Elas vão para o inferno porque não aceitam o que Cristo fez por elas. Pensam que podem se virar sozinhas, sem ele. Então, vão passar a eternidade sem ele.
Vemos, portanto, que céu é inferno têm a ver muito mais com relacionamento com Deus do que com comportamento correto. Claro que, quando andamos perto de Deus, ele vai transformando nossos pensamentos e comportamentos. Mas não é isso que nos leva para o céu. Somos salvos pela graça de Deus somente (Efésios 2.8).
Kisses,
Su