Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

ooii então,minha mãe não confia em mim e não me deixa crescer e eu não sei bem como lidar com isso e com as paranoias dela.por outro lado,converso muito bem com meu pai mas sinto a desconfiança na forma q ele fala comigo também,as vezes parece que pensam que estou mentindo/omitindo algo deles…ao menos meu pai trata isso de forma mais calma e paciente.Vou pontuar algumas coisas: 1-ela por muita expectativa em mim(ser bailarina,liderar ministérios de dança,de mídias sociais,ser fotografa ,estudar teologia,psicologia etc).esses dias ela reclamou de eu não estar mais tão focada nas aulas de dança e desanimada quanto a ser uma bailarina profissional(o que eu de fato não quero mais pra mim,mas ainda AMO muito dançar e sim ,creio que tenho um propósito com isso na igreja e no evangelho) 2-eu mudei e não quero mais usar as mesmas roupas de barbie kkk,mas sim camisetas,calças jeans,tons terrosos etc.mas é algo que ela simplesmente não entende 3-pior que minhas mudanças segundo ela é tudo culpa de um namoradinho e amigos-eu não namoro,mas eu gosto de um menino que gosta de mim também,mas vai ser tipo IMPOSSÍVEL eu namorar com ele antes de atingir a maioridade e ser dona do meu próprio nariz…então eu apenas digo que não estou interessada em meninos agora e quantos aos amigos,tenho muita amizade com meninos sim e entendo que eles tem seus defeitos…um é bipolar,o outro mulherengo,mas eu sei lidar bem e impor respeito,além do mais eles me aguentam com meus defeitos ,mas amigo é amigo sempre!mas e quando os pais dizem que eles te influenciaram a virar mentirosa por exemplo??? esses dias minha mãe veio gritando pedindo pra ver o que eu estava fazendo no cell e eu por pura teimosia falei que não daria e perguntei “você confia no que vê e falam sobre mim ou em mim??” ela ficou muito nervosa mesmo quando tirei o celular da mão dela,então eu dei pra ela ver,ela tem minha senha e nisso ela tacou no chão e quebrou. Eu nem sei se ao menos vai dar pra entender o que eu escrevi de tão atordoada que estou talvez tenha escrito coisas sem coerência Su,pois estou realmente muito mal com ela faz tempo,não dá pra conversar direito sabe nem nada…tenho crises de choro a dias,não consigo me concentrar mais. Muito obrigada desde já,Deus abençoe sua vida! *Desculpa a bíblia kk. A.

Resposta da Sú:

Hello, A.! Entendo sua situação, amiga. Ao que parece, seus pais estão tendo dificuldade em enxergar que você está crescendo e amadurecendo e que é hora de começar a confiar em você e nas suas escolhas. Essa fase de transição é sempre meio complicada, mas o melhor caminho é tentar (às vezes repetidamente) o diálogo.
Você apresenta várias questões, e não seria produtivo trazer todas elas de uma vez. Meu conselho é que você escolha uma questão central e procure  dialogar com eles sobre isso (talvez esse lance da confiança e de tratar com mais respeito algumas de suas escolhas). Se você achar difícil começar a conversa pessoalmente, escreva uma carta para eles. Diga que você gostaria de entender melhor o que precisa fazer para ter mais confiança deles e mais liberdade de fazer algumas escolhas (sorry, mas a essa altura de sua vida, você ainda não pode fazer tudo o que desejar sem orientação deles). Diga, também, que você está disposta a demonstrar responsabilidade e maturidade  (você está, sim? kkk) nas diversas áreas de sua vida para provar que é digna dessa confiança. Comente que essas questões estão sendo pesadas e difíceis para você, que a estão deixando triste, e que você gostaria muito de falar abertamente com eles, de modo tranquilo e respeitoso, sobre como você está se sentindo em relação aos posicionamentos deles. Peça para Deus lhe dar a atitude e as palavras certas para começar esse diálogo, seja pessoalmente ou por escrito. Peça, também, para ele trabalhar no coração de seus pais e no seu coração para que vocês consigam conversar com calma, cada um tentando enxergar o lado do outro. O simples fato de você tomar a iniciativa de falar com eles dessa forma, com serenidade, pontuando uma questão específica e procurando chegar a um acordo, será uma excelente forma de mostrar que você está amadurecendo. Dê esse primeiro passo e veja o que acontece : )

E aproveite para ler este post sobre relacionamento com os pais, que também poderá ajudá-la:

http://depapocomasu.blog.br/relacionamentos/2018/03/o-que-significa-honra-os-pais/

Deus abençoe você também! E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

 

Kisses,

Su

 

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 07/10/2019
  • Às 09:45
  • Tags: desconfiança, diálogo, mãe, pais, relacionamento, relacionamento familiar
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorOi su, tô conhecendo um rapaz, quando a gente está junto ficamos muito bem, mas ele fica até 5hrs da madrugada online, devo me preocupar? Já conversei com ele sobre isso, ele sempre diz que não faz nada demais, que tem respeito por mim, de certa forma me passa uma confiança muito grande. Mas quando vejo que ele tá online e não tá conversando comigo, ou fica curtindo fotos em seguidas da mesma menina, mas ele faz isso com várias e disse que acha super normal,eu fico com tanta raiva e acabo querendo impor pra ele parar com isso. Me ajuda, oq devo fazer? Bjs. C.
Próximo Postsu hoje eu acordei tãooo confusa acordei me achando horrível cheguei na escola emburradíssima as 8:00 eu dei uma ajudinha pra uma amiga em uma atividade avaliativa e ela se deu bem…então fiquei feliz rss as 9:00 já me achava a mais linda da escola kk e depois se alguém aparecesse na minha frente eu matava e assim foi o dia todo… Seria isso a puberdade ou bipolaridade mesmo?? já até quase cai nos charmes de um menino hoje,não sei o que acontece. A.Next
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.