Profissão “Comissário (a) de voo”
Que tal conhecer uma profissão interessantíssima, cheia de glamour e primordial para a segurança de milhões de pessoas que viajam todos os dias? Gostou? Pois bem, a seguir você confere um bate-papo com Luiz Lopes de Lima, coordenador do curso de Comissário de voo da EWM Aviation Ground School, uma das mais prestigiadas escolas de aviação da cidade de São Paulo.
Em seus muitos anos de experiência, Luíz desenvolveu atividades como comissário e instrutor, atuou durante 8 anos na Marinha do Brasil e por 42 anos na Varig e na TAM. Legal, né?
Na entrevista, Luiz conta curiosidades do dia a dia de trabalho, fala sobre formação profissional e “rotina” e dá dicas imprescindíveis para quem deseja atuar na área.
Então, afivele os cintos e bora conferir as informações que Luíz compartilha com a gente! Ah… e não deixe de acompanhar os outros artigos de nossa série especial sobre as profissões. Curta e conte essa novidade aos seus amigos. Boa leitura!
FaithGirlz: É legal ser comissário de voo? Por quê?
Luíz Lopes de Lima: Ser comissário de voo pode ser muito legal, pois, no dia a dia, é possível conhecer cidades, adquirir conhecimentos, ampliar a cultura, vivenciar momentos inesquecíveis, fazer novas amizades e aprender outros costumes.
O que o profissional faz? Qual é sua importância na organização e segurança de uma viagem aérea?
O comissário é responsável pelo atendimento aos passageiros, seguindo procedimentos que viabilizam uma viagem agradável. Ele é responsável pela segurança dos passageiros e demais tripulantes em situações de despressurização (perda da pressão interna do avião), turbulências, fogo a bordo, pousos de emergência, evacuação na terra ou no mar, primeiros socorros, entre outras eventualidades.
Quais habilidades são fundamentais para trabalhar como comissário (a)?
Para trabalhar como comissário é fundamental ter postura cordial e educada, cuidado com a apresentação pessoal e atenção constante a detalhes, especialmente no que diz respeito ao atendimento aos clientes. Conhecer culturas e idiomas é primordial. Além disso, deve-se ter iniciativa e proatividade.
Como é a rotina diária?
A princípio, não há rotina, pois os voos decolam em horários e dias variados, com escalas ou não. Deve-se estar pronto (a) para ir a destinos diferentes, trabalhar nos finais de semana e feriados e ficar longe da família e dos amigos, caso necessário.
E os principais desafios?
Em minha opinião, os principais desafios são: ter de se adaptar a uma vida sem rotinas; viver constantes alterações na agenda, pois a programação pode mudar por inúmeros fatores (como quando há instabilidade no clima, é necessário fazer manutenção nas aeronaves ou se há alteração de planejamento em cima da hora).
Além dos voos comerciais, existem outras possibilidades de atuação para um (a) comissário(a) de voo?
Sim, há outras possibilidades. Um comissário ou comissária pode ser instrutor (a) em escolas de aviação e aeroclubes, exercer cargos na empresa em que trabalha e participar de organismos nacionais e internacionais relacionados à aviação, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Como uma pessoa se torna um comissário (a) de voo? Como é a formação profissional?
É assim: após concluir o Ensino Médio e estar aprovado (a) em exames médicos, a pessoa interessada em se tornar comissário (a) realiza o curso em uma das várias escolas de aviação registradas na ANAC. Lá, durante pelo menos quatro meses, estuda matérias como legislação, segurança de voo, primeiros socorros, procedimentos de emergência, sobrevivência na selva e no mar e combate ao fogo. Ao final, sendo aprovado (a) pela escola, efetua uma prova da ANAC para obter o certificado que o/a habilitará como candidato (a) dos processos seletivos nas empresas aéreas.
Quais são os principais requisitos exigidos pelo mercado?
Atualmente, o mercado exige que o candidato tenha pelo menos 18 anos, Ensino Médio, exames médicos em dia, conhecimentos em idiomas e boa postura. Observa-se a apresentação pessoal, a elegância ao se portar, as habilidades interpessoais e o desembaraço para resolver situações.
É verdade que durante o curso é necessário fazer simulações de sobrevivência na selva, no gelo, na água e no deserto? Uau… como é isso?
Hoje em dia, os treinamentos no gelo e no deserto não são mais necessários. Mas, sim, fazemos simulações de sobrevivência na selva e no mar, combate ao fogo e primeiros socorros. Esses treinamentos práticos são obrigatórios, exigidos pela ANAC.
Como é o plano de carreira para quem trabalha na área?
O início da carreira é como comissário (a) de voo auxiliar. Com o tempo e a capacidade demonstrada, o (a) profissional pode ser promovido (a) a chefe de cabine ou de equipe. Se ele ou ela mostra bons conhecimentos, liderança e iniciativa, pode chegar a futuro instrutor (a) ou ocupar cargos de gerência.
E o salário, é bom?
Cada empresa aérea define seus respectivos salários e gratificações, conforme as leis trabalhistas vigentes. Já as diárias de refeições são definidas por sindicatos, empresas e pela justiça trabalhista.
Quais dicas daria para as FaithGirlz que desejam seguir a profissão?
Daria as seguintes dicas:
- Estude a língua inglesa;
- Tenha boa apresentação pessoal;
- Leia muito, informe-se e atualize-se sobre o que acontece nas artes, no teatro, no cinema e em exposições, pois, por meio desses conhecimentos, você se destacará.
Uma mensagem final.
Desenvolva ao máximo as sugestões acima sugeridas, não somente para ser um (a) futuro (a) tripulante (ou seja, comissário (a) de voo), mas para que chegue a um objetivo em sua vida. Boa viagem e brilhe!
Para saber mais, você pode visitar o site da EWM Aviation Ground School, clique aqui.
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