Pergunta:

S Oi Su, então no começo das aulas nesse ano, eu estava gostando de um garoto,pra mim eu pensava que ele gostava de mim mas me enganei bastante, certo dia teve apagão na escola e ele me beijou e eu deixei, mas contaram á diretora, então á diretora conversou com ele e comigo, ele disse que não gostava de mim, então a diretora me chamou pra conversar, e o que eu não sabia é que até os alunos do turno da manhã sabiam dessa historia, tanto que vieram falar com a diretora, eu quando ouvi isso fiquei arrasada, ainda mais, eu fiquei com a fama de “pegadora”, falavam que fui eu que beijei o garoto e tal, ( o fato ocorreu na sexta feira ). Na Segunda feira, meus “amigos” começaram a me zoar, falando que ele era meu esposo, que eu pegava todo mundo e daí em diante não parou mais, qualquer garoto que chegava perto de mim para pedir emprestado alguma coisa ou conversar comigo, eles já falavam que eu “tava” pegando o “garoto”. Mas aí eu fiz uma coisa que não deveria fazer, eu deixei o A. (Vamos chamar ele assim), ficar apertando o meu “bumbum”, quando isto estava acontecendo eu achei “normal”, mas depois eu me senti culpada e tal, ainda mais porque sou filha de Pr. e sou batizada nas águas, e também pelo fato de eu não ter contado pra minha mãe. O A., depois disso que ocorreu ele ficou de chamando de dragão, lixo, feia essas coisas, como eu sempre fui “magrela” sempre me zoaram por causa disso e eu sempre levava isso a um Bullying, já me cortei varias vezes. Queria saber se devo me importar com os “zoadores” e também como faço pra poder parar de gostar desse A.? Obrigada ! R. E.

Resposta da Sú:

Querida R.E., sinto muito que você esteja passando por uma situação tão difícil! Para começar, tudo indica que isso que está acontecendo com você é bullying, e precisa ser tratado de forma bem prática. Você não tem que aceitar essas gozações, especialmente porque estão deixando você ansiosa e triste. Para saber quais são algumas atitudes que você pode tomar, leia este artigo aqui mesmo no site:https://www.faithgirlz.com.br/index.php/dez-dicas-para-lidar-com-o-bullying/

E tem este livro superbacana: Eu e elas – tudo o que você precisa saber sobre amizades, bullying e panelinhas – https://www.faithgirlz.com.br/index.php/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-amizades-bullying-e-panelinhas/

É muito importante você conversar com uma pessoa adulta de sua confiança (de sua família ou da escola, por exemplo) e contar o que está acontecendo. Também é importantíssimo você falar que está se cortando. Eu sei que esse lance de se cortar tem a ver com segredo e com medo do que os outros vão pensar. Também sei que você não está tentando se matar nem nada. É só que a dor do lado de dentro é grande demais, e cortar parece ajudar um pouco, não é mesmo? Mas eu posso lhe garantir que não vai melhorar as coisas. O melhor, portanto, é procurar ajuda. Converse muuuuito com Deus, conte tudo o que está acontecendo e peça para ele colocar uma pessoa em sua vida para ajudá-la. Peça também para ele acalmar seu coração e dar sabedoria para lidar com o pessoal na escola.

E, quanto ao A., é óbvio que ele ainda precisa amadurecer muito para ter um bom relacionamento com meninas, portanto é melhor mesmo você tirá-lo de sua cabeça. Aqui vão algumas dicas bem práticas para você fazer isso:

  1. Entregue seus sentimentos para Deus, pois só ele pode mudar as coisas do nosso coração.
  2. Não alimente seus sentimentos por esse garoto. Às vezes, é o caso até de parar de orar por ele por uns tempos, okay? Cada vez que ele aparecer em sua mente, faça um esforço pra desviar os pensamentos pra outros assuntos. Pode ser meio difícil no começo, mas vai ficando cada vez mais fácil. Que outros interesses você tem? O que você gosta de fazer? Pense em atividades que exijam concentração, que ocupem sua cabeça.
  3. Não fale sobre ele com suas amigas. Peça para elas não tocarem no assunto com você e, se mencionarem o menino para você, ignore.
  4. Se possível, evite encontrar/falar com ele, a menos que seja absolutamente necessário.
  5. Dedique-se a outros relacionamentos. Existem outras pessoas em sua vida além desse garoto. Dedique tempo a suas amizades e a seus familiares.

Se você persistir nesses passos, pode ter certeza de que Deus a ajudará a ver tudo de um jeito bem diferente!

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

Kisses,
Su