Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Su, então, eu acho q eu comentei sobre aquela minha amiga que foi embora. E eu queria pedir um conselho relacionado a isso.Bom, por alguns problemas pessoais, ela tinha ficado sem celular. Eu tinha um celular em casa, em ótimo estado, porém eu não usava mais. E aí eu dei pra ela. Assim, ela nunca foi uma pessoa que ficava respondendo as mensagens no whatsapp. Mas quando ela ainda estava na minha igreja, ela me respondia mais. E de qualquer forma, a gente se encontrava na igreja. Mas desde que ela se mudou, ela praticamente não me responde. Às vezes ela demora 1 semana, e só responde porque eu envio outra mensagem perguntando como ela está. E aí, ela nunca me chama sabe, tipo ela responde, mas não toma a iniciativa de enviar a mensagem e tal.Óbvio que eu não quero cobrar nada. Até porque, eu sei que ela é mãe, é casada e tem muitas obrigações. E eu, apesar de estar num momento diferente da vida, também tenho faculdade, provas, casa. E não me entenda mal, eu não acho que amizade precisa ficar conversando o tempo todo. Não é isso. Até porque, eu e a minha melhor amiga a gente demora às vezes 3 dias pra responder a outra. Só que a gente sempre se responde. Mas essa minha amiga, infelizmente desde que ela se mudou, ela realmente não me responde. Como eu disse, às vezes, depois de eu mandar mensagem de novo, ela aparece 1 semana depois, manda duas mensagens e aí some.
E bom, quando ela se mudou, ela dizia que iria me chamar pra ir na casa dela, q em fevereiro já estaria tudo certo. E eu disse q era só marcar. Mas desde então ela não tocou no assunto.Só que ao mesmo tempo, ela fica postando várias coisas no status. E ela já conhece o pessoal do bairro/igreja q ela tá há anos, e daí ela posta foto com eles na casa dela e tudo mais.Eu tenho medo de estar sendo egoísta e de estar olhando pra o meu próprio umbigo. Como eu disse, eu sei que cada pessoa tem sua vida, e que a vida dela é ocupada e trabalhosa. Mas o que eu sinto é que nós estamos numa fase em que ela não precisa mais de mim, e por isso voltou a viver a vida dela como antes.Porque ela já morava nesse bairro há anos e conhece as pessoas de lá, é amiga do pessoal da igreja. Mas quando ela veio morar no meu bairro, e começou a ir na minha igreja, além das filhas e do marido, ela não tinha literalmente mais ninguém aqui. Ela não conseguiu fazer amizades na minha igreja. Então ela só tinha a mim sabe? Eu era a companhia dela na igreja, eu era a única conhecida no bairro, eu que ajudava ela com as crianças, eu que visitava ela na casa dela e fazia companhia. Ela tinha a mim. Mas como ela retornou ao bairro antigo, agora ela já tem todo mundo que ela conhece há anos. E aí eu sinto que ela se afastou de mim. E eu sinto que é porque ela não está mais sozinha, então ela não precisa de mim. Eu me sinto egoísta por pensar assim. Mas não consigo afastar essa ideia da minha cabeça. E eu fico sem graça de mandar mensagem, porque eu sempre puxo assunto perguntando como ela tá, como as crianças dela estão. Só q ela quase não me responde. E também ela nunca puxa assunto. Tenho medo de estar sendo inconveniente. E como eu citei no começo o negócio do celular, infelizmente eu fico pensando que apesar disso, ela não me responde. Mas eu me sinto mal de pensar assim, porque eu dei o celular, mas não quero nada em troca sabe. Eu só achei que ela me responderia, pelo menos. Eu não sei o que fazer, tenho saudades dela e das crianças dela, e eu já falei isso várias vezes. Mas talvez não seja mais recíproco, porque agora ela não tá mais sozinha. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Sim, eu me lembro de você ter comentado sobre essa amiga. E entendo sua perplexidade com essa história. Relacionamentos mudam (às vezes rapidamente) e ficamos sem saber o que fazer. Sinto muito porque você tenha voltado a ficar sozinha na igreja. Não desista de pedir a Deus por novas amizades, mesmo que elas pareçam algo impossível no momento.

A meu ver, seria legal você fazer uma última tentativa e abrir o jogo com sua amiga. O que você deseja não é egoísmo e não é “ser inconveniente”. Suas expectativas são naturais e saudáveis. Escreva ou mande um áudio dizendo resumidamente aquilo que você compartilhou comigo acima: que você tem a impressão de que ela se afastou, que você sente falta dela e que gostaria de retomar uma amizade mais próxima. Fale apenas dos seus sentimentos e impressões e daquilo que você gostaria que acontecesse. Dessa forma, não será uma cobrança, mas apenas uma expressão daquilo que está em seu coração e em sua mente. Esteja preparada para a possibilidade de que ela não responda como você gostaria. A ideia não é simplesmente conseguir algo desejado (retomar a amizade), mas se expressar com honestidade. Se você notar que as coisas não vão mudar, deixe quieto. Alguns relacionamentos são circunstanciais e não adianta forçar a barra, por mais triste que seja. O importante é você saber que fez a sua parte, que tentou tudo o que estava ao seu alcance. Isso a ajudará a encontrar paz mais adiante, mesmo que vocês continuem afastadas uma da outra.

E peça muita ajuda ao Senhor para que tristeza e decepção não se transformem em amargura. Jesus sabe muito bem o que é ter amigos inconstantes. Ele entende perfeitamente nossos sentimentos nessa área e eles quer nos fazer companhia nessas horas – e nos enviar outros amigos no tempo e do jeito Dele. Confie nisso!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 15/03/2023
  • Às 13:11
  • Tags: amizade, amizade sincera, diálogo, relacionamento, sinceridade
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorOi Su, li sua resposta.. e eu tenho orado a Deus mesmo sabe. Bom, a igreja que eu frequento ela surgiu como uma quadrangular, já tem bastante tempo no bairro, mais de 45 anos. Mas há uns 3 anos mais ou menos, a igreja se desvinculou, pra dar continuidade como um novo ministério sabe? Então ela segue os ensinamentos da quadrangular, mas ao mesmo tempo eu acredito que receba influencias externas de outras igrejas, por estar se estabelecendo como um ministério próprio.
Olha, eu confesso que em geral, apesar das minhas indignações, os ensinamentos são bíblicos. Porém, o que pega muito, é a questão do pastor ter se envolvido tanto nessa questão política em cima do púlpito, e também esse lado que acaba sendo voltado ao dinheiro, a famosa teologia da prosperidade né. Eu confesso que, eu gosto da igreja, mas tive um choque de realidade ao perceber coisas como as que eu relato presentes no meio da igreja. Também confesso que minha maior decepção é não ter sido acolhida por pessoas da minha idade, e estar sozinha lá. No momento não tem nenhuma igreja próxima q eu consiga estar indo. Então o que eu vou fazer é refletir no que vc me falou e também vou orar a Deus, pra Ele estar me guiando. E também estar guiando as pessoas da minha igreja atual. L.
Próximo PostOla! Tem um rapaz que diz que me ama, mas eu não tenho certeza se o que eu sinto tbm é amor, mas gosto dele o que eu faço?? T.Next
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.