Olá, S.! Primeiro, amiga, esses versículos não falam nada sobre autoridade nem sobre obediência. Onde você encontrou essas palavras? Aliás, sabia que no original grego o versículo nem tem verbo? Ele pega o verbo emprestado do versículo 21 que “sujeitem-se uns aos outros”. Sim, as esposa deve se sujeitar ao marido, mas o marido também deve se sujeitar à esposa. Não é obediência, pois ninguém tem autoridade superior. É sujeição mútua, de igual para igual, lado a lado. Quando o versículo 24 fala de “cabeça”, esse termo não quer dizer autoridade aqui, mas, sim, “origem”. Na história da Criação, a mulher veio do homem, assim como a igreja vem de Cristo. E, se você ler os versículos 25-30, você vai ver que há muuuuito mais instrução para os maridos se sacrificarem pelas esposas, e até entregarem a vida por elas, como Cristo se entregou pela igreja. Isso não é liderança. Isso é serviço e sacrifício. Para entender melhor, leia este texto aqui: https://www.cbeinternational.org/pt/resource/case-mutual-submission-ephesians-5-0/
E lembre-se de que Paulo estava escrevendo para pessoas do primeiro século, que viviam em uma sociedade extremamente machista e até cruel com as mulheres. Ele estava tentando mudar a situação aos poucos, a partir da transformação que Cristo realiza no coração. Se você interpretar que mulheres devem obedecer aos homens, então também vai ter que pensar que a escravidão é algo válido, pois Paulo não condenou explicitamente esse sistema. Ele procurou combatê-lo não como uma revolução externa, que teria destruído a sociedade daquela época, mas com uma mudança interior, em que todos veriam que são iguais diante de Deus e não haveria mais escravos.
Em Efésios 5, o simples fato de ele dar instruções para os maridos amarem as esposas e se dedicarem a elas, já era “revolucionário”.
Por fim, pense comigo: de todos os tipos de amizade que existem, o casamento é a amizade mais profunda e mais íntima. Em uma amizade, ninguém manda em ninguém. As duas partes se submetem uma à outra em amor, por respeito mútuo e para honrar a Cristo (exatamente o que diz Ef 5.21).
Que o Senhor ilumine seus estudos e sua jornada de descoberta sobre esse tema! Bom começo de ano e até a próxima!
Kisses,
Su