Pergunta:

Su, minha dúvida é bem parecida com a da pessoa que falou sobre cenas explícitas em um livro. Durante praticamente a minha vida toda eu tinha uma certa repulsa a relações sexuais, sempre achei que fosse algo sujo. Acho que falar sobre sexo foi sempre um tabu e todos descobrem a sexualidade de forma distorcida, o que traz vários problemas. Minha família sempre mudava de assunto e o tratava como se fosse algo proibido e que deveria ser evitado. Quando entrei na escola, aprendi sobre tudo da pior forma: através de piadas de colegas de classe etc. Na maioria das vezes, as pessoas riam de mim porque eu não entendia essas piadas e sempre reagia a elas de forma inocente. A primeira vez que recebi mais informações sobre sexualidade, de verdade, foi quando comecei a ler fanfics. Como eu era muito curiosa, a maioria dessas fanfics tinham conteúdo realmente explícito. Através delas, descobri o que era masturbação (algo que eu costumava fazer quando era mais nova, mas não sabia o que era e muito menos que existia um nome para isso), descobri o que eram os corrimentos que eu tinha durante a ovulação, entre outros… Algumas me deixavam realmente desconfortáveis, tipo as que envolviam a prática de BDSM etc, que é bem romantizado na internet (tomem cuidado com isso). Mas outras, que tratavam a relação sexual mais delicadamente, que mostravam como ela era parte de um momento especial para alguns personagens me fez perceber que o sexo não era algo tão ruim e nojento assim, e que futuramente eu até gostaria de ter algo parecido quando eu encontrasse a pessoa certa, dentro de um compromisso sério. Ainda leio algumas fanfics, mas não sei se essa experiência toda com a leitura me ajudou mesmo ou não. Por um lado, acho que elas abriram meus olhos. Antes, quando tinha uns 15 anos, eu era presa fácil para quem quisesse me assediar, já que eu não sabia de quase nada. Depois de ler esse tipo de coisa, eu lembrei de coisas que fizeram comigo quando eu era mais jovem e percebi que tudo seria considerado assédio sexual. Por outro lado, fico pensando se a minha ‘inocência’ foi perdida e se eu deveria ter guardado minha ‘mente pura’ para o futuro. Eu sempre percebo isso quando escuto meus parentes fazendo piadas/comentários de conteúdo sexual quando estão conversando entre eles, achando que eu não vou entender/ouvir o que eles querem dizer. Eu já me livrei de tanta coisa (assédio, perguntas indecentes etc) depois que minha mente ficou ‘suja’, que nem sei mais o que pensar… K.

Resposta da Sú:

Hello, K.! Estava pensando no que você escreveu e acho que o importante é a gente entender que existe uma diferença grande entre ter uma boa educação sexual (algo super essencial) e ter a mente suja (algo a evitar).

Infelizmente, sua família não entende o valor de lhe dar uma boa educação sexual. Aí, você teve de recorrer a outros meios de aprender. Nesse processo, você adquiriu alguns conhecimentos positivos, mas também vieram algumas distorções junto. Minha impressão é de que acabou ficando tudo meio misturado na sua cabeça, as coisas boas e importantes e as coisas que teria sido melhor deixar quieto.

Minha sugestão é que você procure confirmar, ampliar e fixar os bons conhecimentos sobre sexualidade (afinal, sexo dentro do tipo correto de relacionamento é, com certeza, algo muito bom, que Deus criou para nos dar prazer e alegria). E, ao mesmo tempo, que você procure não alimentar as coisas distorcidas que você aprendeu. Busque informações em lugares que tratam de saúde. Minha indicação como ponto de partida é este site: https://drauziovarella.uol.com.br/ (veja especialmente as páginas “Sexualidade” e “Mulher”). E, para manter a boa saúde e equilíbrio de sua mente em relação a esse assunto, evite todo tipo de conteúdo erótico, mesmo que seja em fanfics, HQs, séries, etc., que não são considerados pornografia. E não imagine que sua mente ficou “suja” ou que você perdeu a “inocência”. Essas coisas têm a ver com escolhas que a gente faz o tempo todo. Você pode escolher não encher sua mente de coisas que mostram o sexo de forma vulgar/suja/feia. Aliás, você pode escolher conteúdos que, de preferência, não tenham cenas explícitas de sexo, como falei na outra resposta que você leu.

E, ao mesmo tempo, você pode escolher desenvolver uma mentalidade sexual saudável com a ajuda de Deus, aquele que entende tudo de sexo, pois foi ideia dele! Quanto mais você conversar com Deus e andar perto dele, mais clareza e equilíbrio você começará a desenvolver em todas as áreas de sua vida. Se você ainda não tem um relacionamento pessoal com Deus, comece aqui: http://depapocomasu.blog.br/deus/2018/01/a-coisa-mais-importante-que-voce-precisa-saber/

Aproveite também para ler alguns posts que falam sobre virgindade de mente e coração, sexualidade, etc. https://www.faithgirlz.com.br/index.php/sera-que-ainda-sou-virgem/

https://depapocomasu.blog.br/category/sexo/

E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui!

Kisses, Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.