Pergunta:

Su. Na escola aonde eu estudo eu sempre sento na frente mas quando eu cheguei atrasada ontem eu tive que senta lá atrás aonde só tem menino atentado e que ficam me provocando eu passei mal na sala porque eu iria apresentar o trabalho e na minha turma tem muita gente e fiquei com vergonha minha “amiga” senta na frente junto comigo nem se importou de falar comigo e pergunta porque eu estava me sentido mal eu não quero que as pessoas se importem comigo por obrigação eu só quero que elas façam a mesma coisa que eu faço com elas ajudo, aconselho, falo e digo a verdade. Antes de eu passar mal eu falei pra ela assim. Poxa coisa sentou no meu lugar ela pegou olhou pra mim e deu de ombros tipo dizendo que estava nem aí quando eu tô perto dela ela só quer que as escute( não que eu não queira escutar ela) ás vezes ela não age como se fosse minha amiga. hoje 09/03 eu cheguei de novo atrasada porque pedi o ônibus e quando deu o horário da merenda eu estava pensando que ela ia falar comigo conversar ela pegou e passou direto eu falei com ela e ela nem se quer ligou eu considero ela como minha amiga mas nenhumas das minhas “amigas” ligam pra mim só eu que me importo com elas, elas nunca ligam de pergunta pra mim se eu estou bem? Elas querem que eu fale assim por exemplo -Hoje eu não estou me sentindo bem. Aí depois que eu falo isso elas só perguntam o que é e falam Atha! Quando vc falou Su em que parte da vida eu tenho decepção agora eu já sei aonde é exatamente nas AMIZADES. E.

Resposta da Sú:

Querida E., sei como é difícil essa questão de relacionamentos. Muitas vezes, amigos verdadeiros (e não tão verdadeiros) nos decepcionam e precisamos da ajuda de Deus para lidar com isso.

A meu ver, tem duas coisas que você pode fazer para lidar com essas frustrações.

Em primeiro lugar, todos nós precisamos aprender a comunicar nossas expectativas. Só porque você tem sensibilidade e percepção para as necessidades dos outros, não significa que eles vão ter esse mesmo cuidado com você. Muitas vezes não é por maldade. É simples falta de “se ligar” das coisas. Algumas amigas podem parecer insensíveis quando, na verdade, são apenas distraídas (ou um tanto voltadas para si mesmas). Por isso é importante você dizer o que espera das pessoas. Por exemplo, você expressou sua frustração porque alguém tinha sentado no seu lugar. Ótimo! Agora, também é bom lembrar que a gente não controla a reação e os sentimentos das pessoas. Faça sua parte e entregue o resto nas mãos de Deus.

Em segundo lugar, às vezes, quando começamos a notar que as nossas amizades não são muito verdadeiras – ou muito recíprocas – é sinal de que pode ser um bom momento para procurar novas amigas. Olhe ao seu redor. Tem alguma menina que parece estar precisando de companhia? Alguém que fica sozinha na hora da merenda? Com frequência, Deus usa essas circunstâncias para mostrar que podemos ser amigas de alguém que está precisando e acaba encontrando relacionamentos bem mais saudáveis.

Converse bastante com Deus sobre isso. Peça a orientação dele tanto para lidar com suas expectativas e frustrações como para saber se é hora de buscar novas amizades.

Deus tem grande prazer em nos ajudar nessa área!

Kisses,
Su