Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Su, oii!!! Estava um tempo sem mandar nada, vim aqui querendo desabafar com uma amiga (mesmo não nos conhecendo pessoalmente, mas já te considero assim), meu namorado não paga nada pra mim :( nunca saímos juntos pra canto nenhum. Só é igreja, casa minha e casa dele! Só isso, ele só me deu um brownie e uma barra de chocolate durante todo esse tempo e não quero ser mesquinha, mas poxa, vai ser assim pra sempre? Ele estuda pra medicina, esperava ser chamado mas não foi, agora ele pensa em mudar de curso, mds será que fiz a escolha certa? Ele é mais novo 1 ano, os pais sustenta ele em tudo, tudo ele conta para mãe, fico até receosa de conversas assim… esses dias me comparou com a ex dele, tô meio chateada, minha mãe tbm. Não sei o que fazer, tudo o que eu faço é orar. K.

Resposta da Sú:

Hello, K.! Sempre bom encontrar você aqui. Fico tão feliz de podermos conversar como amigas! 🙂

Primeiro, quanto a sair com seu namorado, você já o convidou para ir a lugares específicos? Comentou com ele que gostaria de ir a outros lugares além de casa e igreja? Em caso afirmativo, o que ele falou?

Em caso negativo, é bom lembrar que mesmo as pessoas que gostam de nós não têm capacidade de ler nossos pensamentos. Meu marido e eu estamos juntos faz um zilhão de anos e, quase sempre, ainda temos que dizer um para o outro o que gostaríamos de fazer, aonde gostaríamos de ir, o que pensamos sobre este ou aquele assunto. Não fique chateada se seu namorado não sabe ler sua mente. Você também não sabe ler a mente dele. Por isso, é fundamental você dizer o que quer/pensa e perguntar sempre para o que ele quer/pensa sobre uma porção de coisas.

Segundo, sobre pagar coisas, você está sentindo que é algo desigual? Tipo, você paga várias coisas para ele, mas ele não faz o mesmo por você. É isso? Ou você tem a expectativa de que ele pague a maior parte das coisas? Eu sei que vocês vêm de realidades financeiras diferentes, mas o simples fato de ele ser menino ou de a família dele ter finanças mais tranquilas não significa, a meu ver, que ele tem obrigação de pagar mais coisas do que você. (Acho que você entende isso, né? Só estou falando para deixar claro.) Também nesse caso, existem expectativas da sua parte (nada de errado com isso) que não estão sendo atendidas. Nesse item específico (o que ele paga ou deixa de pagar), acho legal você continuar orando um pouco mais e avaliar o quão importante isso é para você antes de falar com ele.

Terceiro, comparação com ex é algo para cortar de cara. Tem que falar mesmo, tipo: “Eu sei que você não fez por mal, mas queria pedir que você nunca mais me comparasse com sua ex. Isso não é legal e não ajuda a gente a desenvolver um bom relacionamento” – fale com educação, mas sem enrolar. Se você ficar guardando essas coisas sem discuti-las com ele, vai ser difícil esse relacionamento ter futuro.

O que leva ao último item. É natural você se preocupar com essa diferença em nível de maturidade entre vocês. Ser 1 ano mais novo não é necessariamente problemático, mas ele ter um relacionamento tão  forte de dependência não só financeira, mas também emocional, pode dificultar as coisas entre você. Com base no que você descreve, parece que ele ainda precisa descobrir algumas coisas sobre ele mesmo (inclusive o que ele quer fazer da vida) e também começar a se posicionar de modo mais autônomo/independente.

Eu sei que parece repetitivo, mas também nesse caso pode ser muito bom você conversar com ele, tipo, tentar entender melhor essa ligação dele com a família/mãe, orar juntos sobre o futuro dele nos estudos, falar sobre quem ele gostaria de ser e onde ele gostaria de estar daqui 5 anos, por exemplo. Fale com Deus sobre isso. Peça as palavras e o momento certo para discutir esses assuntos com ele e saiba que Deus é o maior interessado em mostrar se você deve seguir adiante com esse relacionamento mais um tempo. Namoro é justamente para isso: vocês dois conhecerem um ao outro, entenderem as realidades de vida, os planos e o modo de pensar um do outro e saber se poderão caminhar juntos em longo prazo ou não.

Deus pode e quer dirigir seus passos nesse relacionamento, um pouco de cada vez. Confie nisso!

E passe aqui sempre que quiser conversar 🙂

Até a próxima!

Kisses,

Su

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 15/06/2024
  • Às 15:37
  • Tags: comunicação, diálogo, expectativas, futuro, namoro, planos, sair juntos
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorTem como o ginecologista descobrir que eu me masturbo? (Massageando o clitóris). M.
Próximo PostOlaa, tenho uma dúvida e gostaria muito de saber se poderia me tirar essa angústia. Eu tenho pensamos blasfemicos as vezes, que eu repreendo e me corrijo. Nós como seres humanos estamos sujeitos a errar e se enganar diante de situações né. A questão é: na bíblia Deus diz q quem guardar não perecerá, pois pela língua sai as ações criminosas. Quando tenho esses pensamentos eu desabafo com a minha psicóloga sobre, as vezes eu conto tentando evitar detalhes, tentando n falar de fato, mas eu digo o que eu pensei pois ela é cristã também e consegue me aconselhar. Falar sobre esses pensamentos (que eu não concordo) em voz alta na intenção de desabafar é pecado? Estou me condenando por isso? Deus diz que pelo o que falamos seremos julgados, mas eu não quero ofender o Espírito Santo e nem a Deus eu só quero alguém pra desabafar. S.Next
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.