Ir para o conteúdo
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana
Menu
  • Home
  • Pergunte à Su
  • Categorias
    • Altos Papos
    • Arrisque
    • Papo de BFF
    • Fique por Dentro
    • Papo Intímo
  • Dica de Leitura
  • Dica da Semana

Pergunta:

Su, oii! Trago novidades: estou namorando! Não sei se lembra dele, vamos fazer um mês já segunda feira! Estou muito feliz, e tem sido muito bom todos esses dias, ele é meu melhor amigo. Só andei pensando em algumas questões… Ele tem 18 anos, e eu tenho 19. Ele tem condições financeiras bem melhores que a minha (os pais né), estuda pra vestibular de medicina. Eu estou fazendo faculdade. Ele ainda é muito dependente dos pais pra fazer as coisas, eu percebo, e eu já sou mais independente, meus pais só me ajudam no âmbito financeiro, todo o resto sou eu por mim mesma. Isso me incomoda as vezes. “Deixa eu falar com minha mãe” não posso te dar uma resposta agora, “tô esperando minha mãe resolver”.. e simplesmente nós não saímos, só nos vemos na igreja dia de quinta e domingo, dia de semana eu passo o dia todo na faculdade, e as vezes finais de semana ele vem pra minha casa e as vezes eu pra dele, mesmo eu n gostando que ele venha pq aqui ainda está em obras, então a casa tá muito bagunçada, não podemos ficar confortáveis, enfim. Ele não me chama pra sair, não paga nada pra mim, só me deu um brownie uma vez. E eu gosto disso, de passear, não precisa ser pra lugares caros nem nada disso, só sair pra tomar um sorvete com ele, eu já estaria feliz. Mas enfim, não sei como é essa relação em dinheiro como ele vê isso, meu irmão mesmo disse que se estivesse na situação dele, ele não namoraria agora. E acho que ele não vai trabalhar, até msm pra que né? Ele tem tudo oq quer dos pais, a vida financeira dele é ótima. Não anda d ônibus, só é carro dos pais, que leva ele, e uber, eu pego ônibus todos os dias pra ir pra faculdade. Entende essa diferença? Por isso sempre queria um homem mais velho, que já estivesse mais avançado. Não sei como posso conversar isso com ele, ele já disse de uma história que uma garota que ele gostava e estavam quase namorando, deixou ele por outro que trabalhava e já fazia faculdade, não sei se ele quis saber da minha opinião mas n lembro do que falei nesse dia. E de fato, não era uma coisa que me incomodava, pq pensei que mesmo ele não trabalhando iríamos sair. Mas não! E isso agora tá me incomodando. :( K.

Resposta da Sú:

Hello, K.! Que legal! Feliz começo de namoro para vocês! Uma coisa super importante de entender é que essa pode ser uma fase muito linda do relacionamento. Mas, também é uma fase de ajustes, então vai ter conflito, vai ter diferença de opinião e de percepção e, exatamente por isso, precisa de muito, muito, muito (deu para entender que é muito? kkk) diálogo.

Algumas coisas para pensar:

1 – Só porque uma pessoa tem estabilidade financeira graças aos pais, não significa que não precisa trabalhar. Trabalho não é só para ter dinheiro. É para servir a outros, contribuir com a sociedade, desenvolver-se como pessoa. De repente, essa é uma coisa para vocês irem conversando aos poucos, com muita delicadeza, à medida que forem crescendo nesse relacionamento. Não é um assunto para tratar de uma vez, para ir conversando aos poucos.

2 – O mesmo se aplica à questão da dependência dos pais. Isso é muito delicado e, a meu ver, antes de dizer qualquer coisa, é importante você dar um tempo, observar com atenção e entender um pouco melhor como é a dinâmica familiar dele. Às vezes o que para nós parece dependência total, para eles é sinal de afeto e respeito. Uma coisa legal de fazer (vale para os dois assuntos) é compartilhar experiências. Tipo, peça para ele contar coisas sobre a rotina e a família dele. Faça pergunta sobre como ele pensa/o que sente sobre algumas dessas coisas. Pergunte o que ele tem aprendido ultimamente, o que ele quer aprender, mudar, evoluir. E compartilhe suas experiências. O fato de serem diferentes das experiências dele pode ser uma coisa boa para vocês dois.

3– E, por fim, a parte menos complicada, kkk. Se você gosta de sair para passear, mesmo que seja só para tomar um sorvete e curtir um lugar legal (também gosto!), diga isso para ele. Aliás, esse é um princípio fundamental para qualquer bom namoro: não fique esperando a pessoa adivinhar. Converse! Diga para ele o quanto você curte a companhia dele e como você acha que seria legal vocês saírem mais, só para conversar e estar juntos fora de casa. Procurem novos lugares para visitar. Como você disse, não é questão de fazer programações caras. É oportunidade de explorar coisas novas juntos.

Peça muita sabedoria de Deus. Vá devagar, não tire conclusões apressadas (nem positivas nem negativas) e confie que, se você estiver disposta a seguir a direção de Deus ele vai conduzir você e mostrar os próximos passos. E aproveitem, divirtam-se, curtam a companhia um do outro. Sejam bons amigos acima de tudo! Esse é o caminho para cultivar um bom namoro 🙂

Até a próxima!

Kisses,

Su

Pergunte a Su
  • Postado por Susana Klassen
  • Dia 11/05/2024
  • Às 15:00
  • Tags: começo de namoro, conversa, diálogo, diferenças, expectativas, namoro, relacionamento
Susana Klassen

Susana Klassen

Susana Klassen traduz literatura cristã e escreve textos didáticos e paradidáticos para adolescentes. Leitora ávida de ficção, fã do U2 e mochileira em aventuras com seu marido/melhor amigo, Vander. Crescendo com Deus e com os irmãos na comunidade de Cristo.
Ver mais posts
PrevPost AnteriorOi Su! eu de novo rsrs.. Eu gostaria de saber se você tem algum conselho ou uma sugestão de como lidar com a frustação.. O mais normal da gente ouvir das pessoas é a frustação de adolescentes com um amor não correspondido, ou um amor platônico que não existe.. Mas e quando essa paixão vem por alguém que não está dentro da nossa realidade e que nunca vai nem saber da nossa existência? Como dito no post anterior eu desativei o meu insta para me ajudar a lidar melhor com a comparação, e mesmo que tenha apenas um dia que eu tenha desativado eu me senti melhor. Você acha que essa paixão por uma pessoa famosa é fortemente tb influenciada pelas redes sociais? Por que não sou só eu que gosto muito desse ator (que é coreano e vai até estar no Brasil no próximo mês), sinceramente acho até que se não fossem pelos vídeos que eu vi dele e das pessoas falando o quanto ele é perfeito, é isso, é aquilo, talvez eu não gostasse dele nessa intensidade. Sendo bemm sincera, é bem besta falar sobre isso Su, mas eu gostaria de verdade de um conselho seu. Gostaria de saber também da sua visão com esse efeito “manada”, pq eu sinto que quanto mais cobiçado é o famoso mais as garotas gostam e mais idolatram a pessoa. H.
Próximo PostSe eu me masturbei com uma escova de cabelo, e quando terminei tinha umas coisas marrons na ponta, posso ter perdido a virgindade? L.Next
Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.

Mundo Cristão – FaithGirlz

Sas © {{Y}}. Todos os direitos reservados.