Hello, A.! Que coisa boa saber que seu namorado é uma pessoa sensível, que está caminhando com você. Isso é muito legal! E isso vai facilitar minha sugestão para você.
Antes de pensar no que fazer, porém, é essencial deixar bem claro que Deus não odeia você! Pelo contrário, ele ama você incondicionalmente – ele nunca vai amar você mais do que agora e nem menos, não importa o que você faça ou deixe de fazer. Leia com calma estas palavras de Hebreus 4.16: “Tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda”. Se sua consciência está perturbando você, é sinal de que você precisa ter uma conversa bem sincera com esse Deus de amor, bondade e misericórdia. Conte para Deus que você percebeu que seu nível de intimidade sexual foi além daquilo que devia neste momento. Peça perdão (e receba, pois ele já está à sua disposição) e também peça ajuda para tomar decisões diferentes daqui para frente. Comece de novo com leveza, certa da aceitação total de Deus.
Em minha opinião, o que aconteceu não é motivo, de maneira nenhuma, para você terminar esse namoro. Mas, é motivo para você ter uma boa conversa com seu namorado. Conte para ele que, por mais maravilhosos que tenham sido esses momentos de vocês dois, isso deixou você triste e prejudicou seu relacionamento com Deus. Explique para ele que, daqui para frente, vocês dois vão precisar definir limites mais claros, que não envolvam tanta intimidade. Afinal, sexo de qualquer tipo cabe melhor em um relacionamento de compromisso para o resto da vida. Proponha para seu namorado que vocês dediquem mais tempo a desenvolver a amizade, o companheirismo, a intimidade de alma, antes de querer aumentar a intimidade física. Diga que isso é realmente importante para você. Se ele é essa pessoa respeitosa, inteligente e sincera que você descreveu, ele vai dialogar com você e aceitar definir limites. Se ele tentar minimizar seu desconforto (tipo, achar que você está exagerando) ou tentar convencer você de que as coisas podem continuar como estão, aí sim, é hora de repensar esse namoro. Afinal, alguém que gosta de você de verdade e que realmente a respeita não vai querer fazer coisas que, depois, vão deixar você preocupada e desconfortável, nem coisas que afetam sua amizade com Deus.
Antes de falar com seu namorado, peça para Deus lhe dar as palavras certas para se expressar (também vale mandar mensagem sobre isso para seu namorado) e a atitude certa para lidar com essa questão.
Deus conhece seu coração e está profundamente interessado em ajudar você a ter relacionamentos saudáveis, equilibrados, em que as coisas acontecem na hora certa, sem pressa e sem pressão. Confie em seu Deus de amor.
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su