Querida E., do ponto de vista cristão, me parece que não é uma questão de ser errado ou não, mas de ser possível ou não. Deus criou todos os seres humanos para terem uma sexualidade. Não existem, portanto, pessoas “sem sexo” ou com uma sexualidade “neutra”. O que pode acontecer é de as pessoas terem maior ou menor interesse em sua sexualidade. Uma ausência total de interesse e desejo sexual pode ter vários motivos, tanto físicos como psicológicos. Em minha opinião, se uma pessoa solteira é fisicamente saudável, se não tem questões emocionais que precisam ser tratadas e se, ainda assim, não tem muito interesse em sexo, não existe grande problema. Em alguns casos (não estou dizendo que sempre funciona dessa forma), é possível que Deus tenha dado a essa pessoa o dom de permanecer solteira.
Agora, as coisas se tornam mais complexas quando falamos de relacionamentos. De acordo com o que a Bíblia ensina, o compromisso para a vida toda entre um homem e uma mulher geralmente inclui atração física e expressões físicas de carinho. Isso parece indicar que um “casamento assexuado” por opção não existe. De novo, podem existir casais saudáveis que têm uma vida sexual mais ativa ou menos ativa, mas não uma ausência total de sexo por simples falta de interesse ou desejo.
Em minha opinião, o que às vezes acontece é de pessoas terem questões interiores (ou mesmo físicas, como mencionei acima) que geram confusão ou absoluto desinteresse sexual. Em vez de tentarem investigar o que acontece, elas simplesmente assumem o rótulo de “assexuadas” e ponto final. É possível que algumas dessas pessoas estejam perdendo uma porção de experiências muito boas que Deus tinha reservado para elas simplesmente porque não tratam as questões que as levaram a perder o contato com sua sexualidade.
Por isso é tão importante a gente buscar a orientação de Deus e entender o que ele tem para nós, sem se deixar levar por aquilo que talvez seja moda no momento. Ele tem planos e propósitos bons para todos que escolhem seguir a direção dele, inclusive em suas escolhas sexuais!
Kisses,
Su