Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida A., por que toda essa pressa? Sua preocupação não deveria ser com o ginecologista, mas com o fato de você não estar nem um pouco preparada para algo tão sério!

Por lei, a ginecologista não pode falar nada para sua mãe sem sua permissão, a menos que ela suspeite de abuso sexual. Se você escolher fazer sexo, vai ter que explicar para a médica que foi de comum acordo e deixar bem claro que não quer que ela fale. Alguns médicos, porém, interpretam a lei de formas diferentes. Como você é muito jovem, existe a possibilidade de ela contar para sua mãe, sim.

Mas você já viu como essa decisão vai enrolar você? Primeiro, seu corpo ainda não está nem completamente desenvolvido, o que significa que existe a grande probabilidade de sua experiência sexual ser bastante dolorosa. Segundo, você vai ter que mentir para sua família, o que é péssima ideia, pois se eles descobrirem qualquer coisa, perderão totalmente a confiança em você. E, quanto menos sua mãe confiar em você, menos liberdade ela lhe dará. Se você agir como criança, que esconde as coisas, será tratada como criança – algo que, com certeza, você não quer que aconteça!

Se você se considera madura o suficiente para ter sexo, significa que deve ser madura o suficiente para ser honesta com a médica e com sua família sobre isso.

Terceiro, se você tiver sexo agora, vai perder o que há de melhor em verdadeiro prazer. Isso porque Deus criou o sexo para ser vivido dentro de um relacionamento de compromisso sério, para a vida toda, em que existe amizade, companheirismo, maturidade, responsabilidade, fidelidade e intimidade em todas as áreas (e não só física). Um namoro com certeza não é esse relacionamento!

Portanto, amiga, o melhor conselho que eu posso lhe dar, pensando no seu bem-estar, é que você espere. Não faça sexo só porque suas amigas já fizeram ou porque seu namorado está pressionando. Eu lhe garanto que você vai se poupar de muita dor de cabeça e sofrimento se você confiar no plano de Deus e esperar até ter um compromisso para o resto da vida. Converse com Deus sobre esse assunto e peça muita sabedoria e direção dele. Quando pedimos com sinceridade e disposição de obedecer, ele responde de maneiras incríveis!

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

 

Kisses,

Su