Querida A., nada de pânico! Para começar, lembre-se de que cada menina tem um ritmo diferente de crescimento. Além disso, em alguns períodos a gente se desenvolve mais rápido, depois “estaciona” e, depois, volta a crescer. Isso é absolutamente normal. Durante algumas fases, os seios continuam a crescer, mas é devagar e, se você ficar olhando todo dia, com certeza vai ter a impressão de que não estão crescendo. É igual olhar para uma planta: não dá para vê-la crescer de um dia para o outro.
E não tem nada demais em eles não doerem quando aperta. Isso também é normal – aliás, dê-se por feliz, pois ficar com os seios doloridos o tempo todo não é nem um pouco divertido!
Por fim, lembre-se de que você tem ainda uns cinco anos de desenvolvimento pela frente. Isso é um bocado de tempo! Sem dúvida seu corpo ainda vai mudar bastante. O importante agora é ter calma e paciência e não ficar se comparando com outras pessoas. A comparação é um veneno que faz um mal danado. Deus criou cada uma de nós de forma singular. Isso significa que o desenvolvimento de seu corpo vai acontecer de um jeito só seu, diferente de todas as outras pessoas.
Se você quiser saber mais sobre como está seu desenvolvimento físico em todos os aspectos, você pode pedir à sua mãe para marcar uma consulta na ginecologista. Assim você fica 100% tranquila de que você é absolutamente normal e saudável : )
Aproveito para sugerir um livro bem legal sobre essa fase de desenvolvimento: Manual de sobrevivência da garota descolada: http://www.mundocristao.com.br/produto/545.
Se quiser mais informações sobre os seios, veja aqui mesmo no blog: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/mitos-e-verdades-sobre-seios/
E, sempre que quiser conversar, estamos à disposição!
Kisses,
Su