Hello, G., entendo como sua situação é difícil. A coisa mais importante de você entender neste momento é que você não precisa “colocar sua vida em ordem” para voltar pra Jesus. Volte para ele do jeitinho que você está, neste exato momento, com todos os seus dilemas e dificuldades. Ele não espera que você se conserte sozinha para então ele se relacionar novamente com você. Ele quer ajudá-la agora. Se Jesus a ama tanto a ponto de se dispor a morrer na cruz por você, com certeza ele também está pronto para acolhê-la e dar sabedoria para essa decisão que você precisa tomar. Jesus é seu Salvador para sempre. Nada pode separar você do amor dele (leia Romanos 8 com muita calma e pense nisso).
Agora, além de nosso Salvador, Jesus também é nosso Senhor. Ele define como devemos viver. Nossa vida não nos pertence para fazermos o que bem entendemos. Jesus nos chama para termos um compromisso de confiança com ele – e isso inclui confiar que namoro não é o relacionamento certo para ter uma vida sexual. Deus criou o sexo para ser vivido no casamento por vários excelentes motivos. Um deles é poupar-nos de vários sofrimentos associados a intimidade física sem compromisso para a vida toda. Eu sei que você já sabe dessa história. O que você talvez não saiba é que parte dos sentimentos que você tem por seu namorado são justamente consequência dessa intimidade física. Você se amarrou a ele de várias maneiras e, se você tomar a decisão de romper, vai ser mais doloroso – MAS (e isso é muuuuito importante), o Deus que criou você e que a ama incondicionalmente, está ao seu lado para lhe dar forças.
A meu ver, portanto, você tem duas escolhas: (1) Se seu namorado também é cristão, vocês podem continuar o namoro, mas vão ter de pedir ajuda de alguém (um cristão sério, maduro, que não vá condenar, mas auxiliar) para quebrar essa intimidade física até que vocês tenham o nível apropriado de compromisso. É possível tirar o sexo do namoro mesmo depois de ter desenvolvido uma vida sexual. Mas vocês dois vão precisar de muita ajuda de Deus, muita oração (suas e de outras pessoas), muita convicção e determinação para evitar situações em que sejam tentados a voltar a velhos hábitos.
(2) Se seu namorado não é cristão e, portanto, se você já sabe que não tem futuro, esse relacionamento precisa terminar – e quanto antes melhor. Sim, eu sei o quanto é difícil, mas o amor de Deus e as forças que ele lhe dá são maiores do que o amor que você sente por seu namorado. Amor não é uma doença que a gente pega e depois não passa nunca mais. Embora a separação seja dolorosa, ela é possível e será para melhor – para o resto de sua vida. Deus está ao seu lado, colocando ao seu dispor a fé, a confiança, as forças e a coragem de que você precisa para tomar a decisão certa.
Quando você aceitou Cristo, você já recebeu uma vida nova, totalmente pura, santa e dedicada a ele em todas as áreas de sua vida. Busque ajuda de Deus para viver de acordo com essa realidade. Fazer isso não é hipocrisia. É reconhecimento de nossa fraqueza e do quanto necessitamos do socorro de Deus para tudo!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su