Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, H.! Sinto muito de saber que você está passando por experiências tão difíceis em seus relacionamento. Existem, porém, algumas coisas que você pode fazer para não ficar sofrendo tanto por causa dessas situações.

Para começar, você já tentou conversar com sua amiga? Em minha opinião, valeria a pena tentar falar com ela com muita calma, sem acusar ou julgar, mas apenas contando seus sentimentos e impressões. Você pode dizer algo como: “Olha, eu gosto de você e não queria que nossa amizade acabasse. Tenho a impressão de que você está se afastando de mim e não sei muito bem o que aconteceu. Além disso, fiquei chateada de você fazer ameaças de contar segredos meus. Será que a gente pode chegar a um acordo e tentar se relacionar de um jeito mais maduro, mais honesto, mais legal?”. Procure não começar frases com “Você disse…”, “Você fez…”, etc. Evite usar palavras como “sempre, nunca, tudo, nada”, que também não ajudam. E, se sua amiga explicar por que está se afastando, ouça com atenção, sem ir logo se defendendo (mesmo que você tenha razão). Será que tem alguma coisa que você pode mudar para vocês continuarem essa amizade? Será que tem alguma coisa que ela pode mudar? Peça para Deus ajudar você a ter essa conversa com muita serenidade, sem dramas, e com muita honestidade. E, quer as coisas melhorem entre vocês ou não, acho que é uma ótima ocasião para você pensar em fazer novas amizades. Olhe ao seu redor – será que não tem alguma outra menina que também parece estar sozinha e precisando de uma amiga? Se quiser dicas para desenvolver novas amizades, dê uma espiada aqui: https://www.faithgirlz.com.br/?s=fazer+amigos

E, quanto ao menino que não está a fim de você, a melhor coisa a fazer é não alimentar seus sentimentos por ele. Claro que é cruel ser chamada de feia e claro que isso gera angústia – e cortar-se é um jeito não muito saudável de lidar com essa angústia quando a gente não consegue expressá-la de outra forma. Agora, você não precisa ficar cultivando pensamentos e sentimentos relacionados ao menino, àquilo que ele falou para você e à tristeza eu ele causou. Sempre que essas coisas lhe vierem à mente, procure ocupar seus pensamentos com outras coisas – estudos, família, esportes, artesanato, trabalho voluntário em sua igreja ou comunidade, fazer novas amizades. Tudo isso ajuda você a mudar o foco e, aos poucos, vai tirando esse menino de sua cabeça e de seu coração. Ah, e nada de ficar acompanhando o garoto nas redes sociais, falando dele para outros e fantasiando com ele. Se você não quer ficar sofrendo, desligue-se dele o máximo possível. Sim, eu sei que é super difícil, mas você não precisa fazer tudo isso sozinha. Conte tudo para Deus e peça ajuda dele! Deus ama você de paixão e quer lhe mostrar como desenvolver relacionamentos saudáveis. Você é muito preciosa para ele, pois ele a criou com amor imeeeenso! Sempre que vier a tristeza, pense nisso. E, em vez de se cortar, quando bater a angústia escreva cartas para Deus dizendo tudo o que está em seu coração. Depois, pique o papel em milhões de pedacinhos e jogue fora. Para muitas pessoas, esse exercício ajuda a lidar com a ansiedade e com a vontade de se machucar.

Confie na bondade de Deus e no amor dele por você. E, sempre que quiser conversar, passe aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su