Hello, G.! Eu não copiei aqui a mensagem da sua pastora, pois não sei se ela autorizou. Mas, eu li tudo o que ela escreveu. Eu concordo com a maior parte das coisas que ela disse sobre disciplina e castigo. Aliás, conversei com outras meninas sobre esse assunto. Veja o link abaixo e, se quiser saber mais. digite “disciplina” ou “castigo” na caixinha de busca aqui do Pergunte à Su.
Agora, tem duas coisas que talvez eu pense diferente.
Primeiro, Deus nos proíbe, sim, de fazer algumas coisas. Não porque ele é chato ou quer deixar a gente triste, mas porque ele sabe que são coisas que vão fazer mal para nós e para nosso relacionamento com ele. Por exemplo, se você tivesse um filho pequeno, você não o proibiria de colocar a mão dentro de uma panela cheia de água fervendo? Ou de atravessar a rua na frente de um carro? Claro que sim! Essas proibições seriam para o bem dele, para que ele não se machucasse. As proibições de Deus na Bíblia são a mesma coisa – porque ele nos ama e quer o nosso bem.
Segundo, sua pastora diz que pode disciplinar com palmada, chinelo, etc. Na verdade, porém, a lei do nosso país proíbe qualquer tipo de disciplina física. E, como cristãos, nós devemos fazer todo o possível para obedecer as leis e ser exemplo de respeito às autoridades. Portanto, disciplina física, mesmo com amor e explicações, não é algo permitido no Brasil. Existem muitas formas melhores de disciplina uma criança.
Veja o link que eu passei e, se ainda tiver dúvida, quiser fazer alguma pergunta específica, fique à vontade para passar aqui novamente. Estamos à disposição!
Kisses,
Su