Hello, S.! Você faz muito bem em querer buscar orientação para lidar com suas questões. Para começar, saiba que, neste exato momento, Deus já está preparando alguém para ajudar você e que ele vai encaminhá-la para essa pessoa.
Eis algumas coisas que você pode fazer:
- Se você tem convênio médico ou usa SUS, marque uma consulta com um clínico geral. Em sua idade, você já pode marcar e ir a consultas do convênio, particulares (pagas) ou do SUS sozinha. Conte para o médico em detalhes o que você está sentindo, tanto emocional como fisicamente. É possível que ele peça alguns exames para ver como está sua saúde geral. Existem algumas deficiências de vitaminas e questões hormonais que podem afetar sua disposição e humor. Comece, portanto, pela parte física. Aproveite e diga para o médico que você gostaria de ser encaminhada para um psicólogo e/ou psiquiatra. Ele poderá encaminhá-la devidamente.
- Além do item 1, você pode conversar com a psicopedagoga, coordenadora pedagógica e/ou algum de seus professores na escola. Diga que você está querendo receber atendimento psicológico, mas que não tem apoio de seus pais para isso. Peça uma indicação de profissional. Não precisa contar detalhes, apenas peça informações. Geralmente, as escolas têm contato com profissionais dessa área.
- Outra coisa que você pode fazer é pesquisar quais universidades e faculdades de sua cidade têm curso de psicologia. Entre em contato com esses locais e pergunte se eles têm atendimento psicológico gratuito. A maioria das faculdades de psicologia oferece esse tipo de atendimento, que é fornecido por alunos do último ano do curso, sob a supervisão de professores. Sei de pessoas que tiverem experiência positiva com esse esquema. Vale a pena tentar.
- Dê uma espiada neste site de psicólogos cristãos: http://www.cppc.org.br/pesquisa-de-profissionais/ É possível que tenha profissionais em sua cidade. Se você encontrar alguém, entre em contato com a pessoa, explique sua situação em linhas gerais e peça orientação. Se você não tiver como bancar as consultas, eles podem encaminhá-la para atendimento gratuito também.
Eu sei que talvez seja bem difícil para você dar esses passos, se expor, conversar com outras pessoas. Mas lembre-se de que Deus está com você, fortalecendo-a para tomar essas providências. Ele quer lhe mostrar como começar a jornada em direção à cura e restauração! Confie nisso!
E, como sempre, estamos aqui sempre que você quiser conversar.
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su