Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida M., existe muita controvérsia a respeito dessas questões, e a Bíblia não traz uma resposta absolutamente clara, de modo que não podemos fazer asserções categóricas. Com base em 1João 5.18, porém, sou da opinião de que pessoas verdadeiramente cristãos, que estão levando a sério a vida com Deus e, portanto, que estão cheias do Espírito, não veem nem ouvem manifestações de espíritos malignos. Tanto quanto entendo, esse tipo de manifestação teria como objetivo tirar a paz de alguém que não conhece a Deus. Que propósito teria para alguém que é cheio do Espírito?

Nem toda manifestação de vultos e vozes, porém, é uma questão espiritual. Existem vários quadros psicológicos e psiquiátricos que podem levar a pessoa a ver e ouvir coisas. Não significa que a pessoa está “louca”, mas que talvez esteja passando por um momento difícil ou que seja particularmente impressionável. Por exemplo, uma pessoa com problemas psicológicos que assiste a supostos exorcismos ou tem o hábito de ver filmes de terror pode ter a impressão de experimentar essas manifestações.

O mais importante, seja em questões espirituais ou de saúde mental, é manter os olhos fixos em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé (Hb 12.2).

 

Kisses,

Su