Pergunta:

Oi Su! Minha melhor amiga, a B. anda MUITO mas MUITO triste em relação a aparência dela. Ela se acha gorda. Eu e as meninas dizemos (E É REALMENTE ISSO) que ela não é gorda e sim tem o corpo mais definido que a gente. Mas ela colocou que é gorda na cabeça dela, até mesmo porque eu e as outras meninas somos muito magras (até demais, eu tenho 15 anos 1.57 de altura e peso 40kg) e houve um episódio não muito legal hoje. Meu professor de matemática conhece nós há 3 anos, e somos bem próximas dele, então ele brinca muito com a gente e coloca apelidinho. E não é por maldade. E não levamos a mal! Hoje no começo da aula dele, ele foi chamar a atenção da B. e meio que falou ”Vai gordinha anda logo” mas foi em tom de zueira, e ele sempre faz isso. Ela começou a chorar muito, Su. PASSOU 2 AULAS INTEIRAS CHORANDO. Eu e as meninas sentamos perto dela e começamos a conversar falar o quanto ela é linda(e não é só por ser amiga dela, ela tem um cabelo enorme, lisão e totalmente preto, o corpo dela é bem definido fora o rosto dela que é MUITO bonito) e ela continuava a falar coisas horríveis sobre ela mesma. Ela e eu e as meninas estamos num propósito. Oramos todo dia sobre isso com a B., e lemos a bíblia e jejuamos até 12h00, depois entregamos o jejum e vamos almoçar. Estamos juntas nessa com ela. Mas ela se sente muito mal mesmo, e parece que tá piorando dia após dia. Não sei mais o que conversar com ela! Eu tenho um painel aqui em casa e todo dia coloco alguma coisa pra orar que eu vi ao decorrer do dia. Ela está na maioria dos dias esses últimos meses. Preciso da sua ajuda!! M.

Resposta da Sú:

Querida M., sinto muito por sua amiga, B. Em minha opinião, é hora de vocês conversarem com algumas pessoas.

Primeiro, sua amiga precisa falar com esse professor. Por mais legal que ele seja, ele fez uma coisa muito errada. Sua amiga precisa dizer para ele o quanto esse apelido a magoou. Se quiserem, formem um grupinho e vão todas juntas conversar com ele, numa boa. Se vocês não falarem nada, esse professor vai continuar fazendo piadinhas que podem ferir outras pessoas. Se ele realmente é uma pessoa bacana, ela vai ficar agradecido de vocês darem esse toque. Agora, se a reação do professor for negativa, vocês precisam falar com a coordenação da escola. Esse tipo de comportamento nunca é permitido e nunca é aceitável para professores, ok? Se ele não se desculpar e mudar de atitude, a escola precisa ficar sabendo.

Agora, se vocês não quiserem falar diretamente com ele, conversem com seus pais. Contem o que aconteceu e peçam para eles falarem com a escola.

Aliás, de qualquer forma, eu acho suuuuuper importante vocês conversarem com os pais da B. É evidente que ela não está legal com ela mesma, com o corpo, com a autoestima dela. Isso precisa ser tratado logo, antes que fique mais sério. Eu sei que é difícil envolver os pais nessas questões, mas tem alguns casos (como esse) que é necessário.

Além disso, recomende para a B. que ela leia este post:

https://www.faithgirlz.com.br/index.php/ninguem-nasceu-para-ser-palito/

Continuem a orar por ela, apoiá-la e busquem a ajuda de suas famílias. Isso pode fazer toda a diferença na vida dela!

Até a próxima!

 

Kisses,

Su