Pergunta:

Oi, Su! Na verdade, só quero desabafar com alguém. Eu tenho me cortado e tentado me dopar de remédios. Tenho um pequeno histórico de depressão, tive Alopecia Areata a alguns meses. Eu tenho estado aflita e confusa, com medo.Eu não consigo me sentir amada por ninguém, parece que Deus não me ouve, pois nem orando consigo sentir paz. Eu tenho pecado tanto, e acho que é por isso que Deus não me ouve. Eu sei que é errado pecar, mas é tão difícil e não achar ninguém com quem compartilhar minha dor, torna mais difícil ainda. Meus pais não percebem o que está acontecendo, eles só se afastam de mim, acham que sou de ferro. Tenho me escondido e me cortando, pois essa é a forma que encontro de me punir por não ser a filha que Deus queria. Eu tenho tantos sonhos, mas parece que nunca vou realizá-los.São tantas dores que sinto, que não consigo relatar, é um turbilhão de coisas que a cada dia só me jogam pra baixo. Já não sei mais o que é auto-estima, já não sei mais o que é me olhar no espelho e sentir vontade de viver. EU tenho tanto prazer em fazer a obra de Deus, não entendo pq tenho que passar por tudo isso. Eu só queria ter paz no meu coração, queria não chorar mais, queria voltar a sentir prazer na vida. A dor que sinto quando vejo meu sangue saindo,nem se compara a dor que tenho sentido no meu coração. Su, ore por mim. Ore para que eu volte a sentir paz, e se puder me dê um conselho. Eu quero muito ser Psicóloga, mas como vou ajudar pessoas se não tenho capacidade nem de me ajudar? Beijos! I.

Resposta da Sú:

Querida I., vamos começar pelo mais importante: Deus está vendo e ouvindo você e está ao seu lado, mesmo que você não perceba. Ele não está bravo com você. Pelo contrário, ele está abraçando você e dizendo bem baixinho no seu ouvido que ele a ama e quer que você receba a ajuda que ele coloca ao seu dispor. Deus sempre nos ouve, não importa o que esteja acontecendo em nossa vida. Nada pode nos separar do amor dele. Pegue sua Bíblia e leia com muita calma Romanos 8.32-39. Deixe essas verdades irem até o fundo de seu coração.

Muitas vezes, a gente não sente paz e não percebe Deus porque há questões de saúde que nos impedem de ver as coisas com clareza. É como se desse uma “pane” em nosso cérebro – os impulsos elétricos e substâncias químicas que trabalham ali dentro param de funcionar direito. Quando você se corta, seu cérebro libera algumas das substâncias que ele deveria produzir naturalmente pra fazer você se sentir melhor. Além disso, sentir a dor física ajuda a suportar a dor emocional. Estou falando por experiência própria, pois também já passei por isso. Uma coisa que me ajudou a lidar com a vontade de me machucar foi lembrar que, quando Jesus morreu por nós, ele sofreu todas as nossas dores – para que a gente não precise mais passar por elas sozinha. Você não precisa se “castigar”, pois Jesus já tomou sobre ele todo o castigo que nós merecíamos. Esse é tamanho do amor dele por você!

E, como ele ama você de paixão, ele também quer ajudar você a se cuidar. Aqui vai uma lista de coisas que você precisa fazer, amiga:

  1. Procure conversar novamente com seus pais e contar para eles o que você disse para mim. Se for muito difícil falar, escreva uma carta para eles. E, se eles não levarem a sério, fale com outra pessoa adulta de sua confiança (uma tia, uma professora, por exemplo).
  2. Ligue para o Centro de Valorização à Vida (CVV) no número 141 ou entre no site deles: http://www.cvv.org.br/. Eles têm pessoas preparadas para ajudar você e encaminhá-la para outros que poderão acompanhá-la no dia a dia.
  3. Fale com a coordenadora pedagógica de sua escola ou procure um Pronto-Socorro, posto de saúde ou uma faculdade que tenha curso de psicologia em sua cidade. Diga que você precisa receber acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Não esconda o que está acontecendo, pois isso só piora as coisas.

Essas angústias e sofrimentos que você está enfrentando têm cura, e Deus está colocando ao seu dispor pessoas para ajudá-la. Sua parte é receber essa ajuda com gratidão e deixar que profissionais preparados e competentes tratem você. Pense nisso, amiga: você não está sozinha e não precisa continuar sofrendo. Deus não quer isso para você! Existem medicamentos apropriados (não para dopar, mas para tratar), psicoterapia e outros tratamentos para aliviar tudo isso que você está sentindo. Busque ajuda hoje mesmo!

E talvez você não saiba, mas todos os bons psicólogos e psiquiatras fazem acompanhamento com colegas. Ou seja, psicólogos precisam da ajuda de outros também para lidar com as questões pessoais e profissionais que eles enfrentam!

Além disso, o fato de você estar passando por essas experiências agora pode torná-la uma profissional mais sensível e compassiva com seus pacientes no futuro. Portanto, não desista de seus planos.

Deus já escreveu uma história linda para sua vida. Peça para ele mostrar qual é o próximo capítulo e confie no amor e na bondade dele!

E, sempre que quiser conversar, passe aqui. Estou à disposição, ok?

Até a próxima!

 

Kisses,

Su