Pergunta:

Oi Su. Não estou me sentindo bem em lugar nenhum. Em casa, os meus pais estão brigados, isso eu já sou acostumada, pois desde criança isso acontece. É tanto, que isso desencadeou em mim TAG e depressão. Sobre os problemas psicológicos, eu estava conseguindo lidar, graças a ajude de Deus e da minha psicóloga, mas recentemente tive uma crise muito forte. Voltando ao fato de não se sentir bem em lugar nenhum, eu também não me sinto bem na Igreja. Os meus pastores são excelentes, mas eu não me encaixo em nenhum ministério. Não pelo fato de ser tímida ou algo do tipo, mas os ministérios que eu participo são muito parados. O da dança não tem mais líder e o departamento tem muitas discussões. O dos jovens, a líder é muito ausente. Na escola, me sinto muito mal, não consigo falar de Jesus, pois sinto um peso espiritual muito grande… Enfim, eu queria saber o que está acontecendo de errado comigo. Porque se não me sinto bem em nenhum lugar, com certeza o problema deve estar em mim. Parece que ninguém se importa comigo e Jesus parece tão distante. Esse ano de 2019 parece estar sendo o pior. Derramei tantas lágrimas que não consigo mais derramar nenhuma. Procuro ajuda de todos os lados, mas não encontro. Sei que Jesus disse que teríamos aflições aqui no mundo, mas é muito ruim não se sentir bem nem na própria Igreja. Eu nunca me senti tão sozinha. Tão inútil. Tão imprestável. Eu pensei por um momento que eu tinha valor, mas percebo que foi uma grande mentira. Por mais que todos digam, eu não consigo acreditar e também não me vejo desta forma. O que você acha que eu devo fazer? Não aguento mais essa situação! L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Puxa, fico triste de saber que você está vivendo essa sensação de isolamento e de não ser útil. Eu sei que é difícil. Você vem conversado com sua psicóloga sobre isso? e, quanto à depressão e ao TAG, você faz acompanhamento contínuo com psiquiatra? Essa sensação de não pertencimento e de improdutividade é típica de quadros depressivos. A meu ver, portanto, seria de ajuda você intensificar/complementar o tratamento. Não sei que você toma algum medicamento, mas em vários casos, restaurar o equilíbrio da parte química de seu cérebro também pode trazer benefícios para a forma de lidar com as questões muito reais que você está enfrentando em casa, na igreja e na escola.

Além disso, como conversamos anteriormente, creio que valeria a pena você voltar a falar com alguém na liderança de sua igreja e contar como você tem se sentido em relação aos ministérios e dividir que você está se percebendo sozinha, sem conseguir se encaixar em nenhuma área de serviço.

É importante, porém, você ter muito claro em sua mente que seu valor como pessoa não depende de sua produtividade, daquilo que você faz ou deixa de fazer para Deus e para outros, se você evangeliza ou não, se atua em ministérios ou não. Seu valor como pessoa está profundamente arraigado no fato de que Deus criou você. Ele imaginou você. Ele formou com enorme carinho cada parte de seu corpo e de sua personalidade. Ele decidiu criar você para os propósitos dele que, muitas vezes, são diferentes daquilo que nós consideramos produtivos ou valiosos. O simples fato de você existir glorifica a Deus. E, se você procurar ajuda dele sempre (mesmo que você não sinta a presença dele) para permanecer firme em sua caminhada, você já estará cumprindo o propósito principal de sua vida, que é aprender a ter prazer na companhia dele. As outras coisas vêm como consequência disso. Pense nessas verdades e deixe que elas se fixem em sua mente e em seu coração.

Saiba que Deus não está indiferente a sua necessidade e a seu desejo de relacionamentos e pertencimento. No tempo dele, ele irá prover.  E lembre-se de que você nunca está sozinha. Além de ter o Espírito Santo dentro de seu coração, você sempre pode passar aqui para conversarmos 🙂
Paz de Cristo para você, minha amiga. E cuide-se!
Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.