Hello, L.! Entendo seu dilema, amiga! De fato, não é nada fácil. Em minha opinião, o ideal seria você conversar com essa líder de dança numa boa, como amiga, e explicar que ela está colocando você numa situação complicada. Destaque o quanto você valoriza a amizade ela e o quanto você a ama em Cristo. Diga que é justamente por isso que você precisa conversar sobre essas questões.
Se ela se queixar de coisas da pastora ou quiser usar você como intermediária, com muito jeito e respeito, diga: “Olha, eu tenho pensado, pedido orientação de Deus e, a meu ver, esse é um assunto para você conversar com a… [pastora], e não comigo”. Do ponto de vista bíblico, a gente precisa tratar direto com a pessoa (veja Mateus 18.15-17, por exemplo). Você também pode sugerir a leitura de 1Coríntios 1.10, que fala sobre a importância da união. Diga para ela o que você disse para mim: o quanto você valoriza a amizade e o ministério dela e o quanto você considera importante a união e a harmonia dentro do corpo de Cristo. Peça para Deus lhe dar as palavras certas para essa conversa.
Se a questão não se resolver, a instrução bíblica é para que você leve o assunto para o pastor de sua igreja. Faça isso em particular, sem contar para ninguém mais. Eu sei que é difícil, mas, por mais que gostemos das pessoas, precisamos entender que certos comportamentos e certas atitudes não são aceitáveis e não são “normais” dentro da igreja. É preferível perder uma amizade (o que talvez não aconteça para sempre) do que deixar essa situação correr solta.
Converse muito com Deus, pedindo toneladas de sabedoria. E fale com a líder de dança assim que surgir uma oportunidade. Creia que Deus vai conduzir esse processo. Você está certa de se incomodar com essa situação e, até mesmo por uma questão de consciência, não pode ficar calada. Tome essas providências e fique em paz, amiga.
E, se quiser continuar a conversa, estamos aqui!
Kisses,
Su