Hello, F.! Sempre bom receber suas mensagens. Eu sei muito bem como é essa história de a gente espera até estar morrendo para ir ao médico, kkk. Aí, uma coisa que antes era simples e fácil de resolver, acaba sendo mais séria e exige tratamentos mais demorados e, por vezes, mais dispendiosos. Portanto, espero que você já tenha ido pedir seus exames. E, de fato, queda de cabelo muitas vezes é sinal de falta de nutrientes, ou de desequilíbrio hormonal, e de estresse também. Fique esperta!
Quanto a essa questão de relacionamentos, você já pensou em procurar outros grupos cristãos (por exemplo, um grupo de adolescentes em outra igreja no sábado)? Você comentou já faz tempo que está tendo problemas com questões doutrinárias de sua igreja e que não se sente acolhida ali. Então, você já foi procurar algum outro lugar? Eu sei por experiência própria que às vezes demora para Deus responder nossas orações sobre amizades e sobre uma comunidade de fé, mas queria incentivar você a não apenas orar sobre isso e implorar que Deus lhe mostre outra congregação, mas a procurar ativamente outro grupo, mesmo que seja para ir durante a semana (Deus pode convencer seus pais de deixá-la sair!). Outra possibilidade é pensar em uma ONG na qual você possa prestar serviço voluntário de vez em quando. Seria uma boa forma de você sair de casa e da frente do computador, conhecer outras pessoas e, mais importante ainda, ajudar outros. Que tal orar sobre isso e fazer um levantamento de ONGs e outras instituições perto da sua casa?
Eu entendo que no momento você não está com muito pique para correr atrás de novidades. Essa é mais uma boa razão para descobrir o que está causando essa falta de disposição! Ainda assim, vale a pena fazer um esforço (daqueles que a gente pede 100% de ajuda de Deus!) e explorar essas possibilidades que lhe falei.
E saiba que essa sensação de estar “ficando para trás” é só sensação mesmo. Aliás, ela é super normal nesse momento da nossa vida, em que começamos a deixar para trás algumas coisas da infância e da adolescência (como as brincadeiras de rua, rs) e ainda não sabemos bem como será o futuro. É como se a gente estivesse à deriva no meio do mar. Mas, Deus tem um jeito muito especial de cuidar de nós nessas fases. Não desista de falar com ele e de agradecer por aquilo que ele já fez em sua vida até aqui.
Sua pergunta sobre batismo do Espírito Santo e falar em línguas eu vou responder mais adiante, pois precisa de muita calma e tempo para tratar dessa questão, ok?
Até breve!
Kisses,
Su