Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, A.B.! Sua forma de agir vai depender de algumas questões.

Primeiro, foi sua avó que criou, educou, sustentou você? Ela é a figura de autoridade em sua vida? Se ela faz o papel de mãe em sua vida, na medida do possível, pelo menos enquanto você mora com ela, precisa respeitar as regras dela – não porque todas essas regras sejam todas certas, mas por uma questão de respeito ao mandamento para honrar pai e mãe (ou figuras que fazem papel de pai e mãe em nossa vida).

Segundo, se sua avó não é a autoridade em sua vida, ainda assim você precisa respeitá-la. Isso não significa que precisa concordar com ela nem fazer tudo o que ela diz, mas que é melhor não comprar briga à toa. Quanto a esse encontro com os atores da serie Riverdale, embora não exista nada de errado em você ir, será que vale a pena entrar em conflito por causa disso? Vale a pena comprar essa briga, especialmente tendo em vista que você não é super fã? Quem sabe seria melhor não desgastar o relacionamento com isso e deixar para se impor um pouco mais quando for uma questão mais séria.

Terceiro, concordo que a atitude dela parece exagerada. Acho legal, porém, que você conseguiu identificar o motivo: o medo de que você faça algo que terá consequências muito sérias. Nesse sentido, ela está querendo o seu bem. Agora, em minha opinião, seria bem legal que você tentasse conversar com ela sobre essa questão, explicasse que você leva as coisas de Deus a sério e que você acredita na direção dele, mas que gostaria de ter menos interferências desse tipo em sua vida. Você pode até dizer para ela que, se você realmente pertence a Deus, ela não precisa ficar ansiosa, mas sim, confiar na presença do Espírito Santo em sua vida. Essa angústia dela é, de certa forma, sinal de que ela não confia que Deus vai cuidar de você. Na medida do possível, procure dialogar com ela sobre essas coisas. Se não der para conversar, você pode tentar escrever uma carta para ela, expressando seus sentimentos de forma respeitosa e pedindo um pouco mais de espaço para respirar.

Peça muita sabedoria e paciência de Deus para se relacionar com sua avó. E peça também para Deus acalmar seu coração a esse respeito. Deus sabe que você precisa de mais liberdade, ele conhece a sinceridade de seu coração e, se for da vontade dele que você possa sair mais, fazer mais coisas, ele vai providenciar para que isso aconteça. Confie na bondade dele!

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

 

Kisses,

Su