Querida S., entendo seu dilema e já tive algumas experiências parecidas. Não é fácil! Em minha opinião, pode até ser válido você se reaproximar dessa pessoa, mas faça isso devagar, com cautela e sem se abrir demais. Eu sei que dá saudade e que existe afeto, mas às vezes a gente precisa ser meio desconfiada para não se machucar ainda mais e não criar situações em que precisaremos perdoar as pessoas outra vez. Se entrar em contato com ela, comece com algo superficial, sem revelar muito do seu coração. Veja como a pessoa reage. Se ela começar a julgar e criticar, afaste-se.
Converse muito com Deus sobre essa questão. Pergunte para ele se ainda ficaram mágoas em seu coração em relação aos líderes e outros dessa igreja e se você precisa tomar a decisão de perdoá-los. Lembre-se de que o perdão é uma decisão nossa, mas que as forças e a capacidade de perdoar vêm totalmente de Deus!
Em resumo, aproxime-se devagar, um passo de cada vez e, se notar que a história vai se repetir ou que virão condenações e julgamentos, deixe quieto. Peça muita sabedoria e clareza para Deus e confie que ele vai lhe mostrar como agir.
E, sempre que quiser conversar, estamos à disposição!
Kisses,
Su