Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, C.! Obrigada por esclarecer sobre as outras perguntas que você enviou. Posso pedir um favor, amiga? Das próximas vezes, use sempre o mesmo nome (de preferência o seu!). Assim eu vou saber que estou falando com a mesma pessoa e vou ter uma visão mais clara da sua situação. E também não vou ficar me repetindo. Além disso, acho importante que você quebre esse hábito de se esconder atrás de pseudônimos. Você está num ambiente seguro aqui, e não precisa fazer isso, ok?

E não precisa pedir desculpas por flodar o blog com perguntas. A gente está aqui para isso. Escreva sempre que quiser!

Espero que você tenha lido as respostas que publiquei para suas outras perguntas.

Para começar, quanto à experiência com a psicóloga. Ela era realmente psicóloga formada ou apenas conselheira? Existe uma diferença grande. Conselheiros cristãos podem ser maravilhosos para algumas questões, mas não tem o preparo profissional necessário para outras. Além disso, queria convidar você a pensar nessa questão como você faria com um médico. Se você tem uma doença crônica (por exemplo, asma ou bronquite) e vai a um especialista, mas não gosta do atendimento dele, você desiste e nunca mais pensa em um tratamento? Claro que não! Você vai procurar outro profissional, que possa atendê-la de maneira mais adequada! A mesma coisa se aplica para as questões interiores. Se você não se deu bem com esse primeiro atendimento, procure outro. Eu sei de pessoas que tiveram de fazer isso e, quando encontraram o psicólogo certo, foram extremamente beneficiadas. Em minha opinião, vale muito a pena você tentar de novo. Antes de marcar a consulta, você pode perguntar ao profissional se ele tem experiência com adolescentes e, quem sabe, com as outras dificuldades que você está enfrentando. Além disso, não espere resultados logo de cara. Terapia é uma coisa demorada. Às vezes, leva meses para as coisas começarem a melhor – mas eu posso te dizer por experiência própria que elas podem melhorar, e muito!

Segundo, quanto a essa questão de preciso passar na faculdade. Você está colocando tanta pressão sobre si mesma que só vai atrapalhar no vestibular. Essa cobrança toda prejudica sua capacidade de concentração e seu desempenho nos estudos. Como eu disse na outra mensagem, procure alternativas para a faculdade. Você pode fazer um curso técnico, por exemplo, e depois pensar em vestibular/faculdade. Se você colocar na cabeça que não existe nenhuma outra saída senão passar no vestibular ano que vem, isso só vai gerar mais desespero. Você com certeza não é inútil, Deus com certeza tem muitos planos e propósitos excelentes para sua vida. Peça para ele lhe mostrar o próximo passo para este momento.

E, quanto a seu relacionamento com Deus, se você aceitou Jesus como seu Salvador e Senhor da sua vida, saiba que ele está com você neste momento, quer você sinta ou não. Ele a ama, aceita e acolhe incondicionalmente, não importa o que você faça ou deixe de fazer. E ele quer lhe mostrar o caminho. Você só precisa descansar nele. Entregar-se para ele. Confiar nele. Temos liberdade de orar expressando nossos desejos e aquilo que está no nosso coração. Isso é bom e saudável. MAS, no fim das contas, não podemos exigir coisas de Deus. Precisamos pedir que ele faça a vontade dele, pois ela é muito melhor do que tudo que podemos imaginar. Você acredita, de verdade, que Deus sempre quer o seu bem? Que ele sempre vai lhe dar o que há de melhor para você neste momento? Peça para ele fortalecer sua fé e sua confiança na bondade e no amor dele. Saiba que ele não está bravo nem chateado com você e deixe que ele aponte esse próximo passo.

Você trouxe várias questões, e é difícil tratar de todas elas numa resposta só. Mas queria que você soubesse que é sempre bem-vinda aqui e que, se quiser falar mais sobre qualquer assunto específico, é só escrever novamente. Estou à disposição – e estou orando por você!

Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.