Oi, A.! Para começar, não existe motivo para sua esposa se cobrar. Afinal, muitas mulheres preferem outras formas de estímulo – e não tem nada de errado com isso. Mas, se é importante para vocês dois que ela sinta prazer dessa forma, existem algumas coisas que vocês podem fazer.
Primeiro, investigar causar físicas. Às vezes, pode haver falta de lubrificação (um lubrificante apropriado, comprado na farmácia pode ajudar). Algumas mulheres também têm variações hormonais que podem até causar desconforto ou dor durante a penetração e, portanto, tornar difícil sentir qualquer prazer. Sua esposa faz consultas ginecológicas de rotina? Meu conselho é que ela vá ao ginecologista e converse sobre essa questão. Também é importante entender se sua esposa não está fisicamente exausta na hora do sexo. Nesse caso, quem sabe pode ser boa ideia pensar em dias/horários em que ela possa estar mais descansada e relaxada.
Segundo, a comunicação dentro do casamento é fundamental em todas as áreas, inclusive na cama. Vocês podem descobrir juntos o que dá prazer para ambos (mesmo que não seja ao mesmo tempo) e o que pode tornar a relação mais agradável. O importante é não ter cobranças e expectativas, mas apenas explorar possibilidades com curiosidade, criatividade e sem grandes preocupações. Carícias preliminares são fundamentais, bem como um clima de parceria, e não de obrigação o cobrança.
Terceiro, às vezes essa falta de prazer pode ter causas psicológicas/emocionais. Como está o relacionamento de vocês fora do quarto? Vocês conversam bastante, têm uma boa amizade, uma relação de companheirismo? Sua esposa está passando por alguma dificuldade em outras áreas da vida? Pode acontecer de algo totalmente não relacionado a seu casamento acabar afetando a vida sexual. Nessas horas, pode ser de ajuda conversar com alguém de fora, como um psicólogo, e investigar o aspecto emocional. Até mesmo experiências de infância e adolescência podem influenciar no prazer (ou falta dele) no casamento. Vale a pena refletir sobre essas questões também.
Por fim, como cristã, acredito que a coisa mais importante que podemos fazer é conversar com Deus. Ele criou o sexo, ele criou o casamento e ele criou a ideia de prazer a dois. Portanto, nada mais lógico que pedir orientação, sabedoria e ajuda dele! Falem com Deus, peçam para ele mostrar o que está causando esse problema e ajudá-los a encontrar o caminho para uma solução.
Kisses,
Su