Hello, L.! Como conversamos em várias ocasiões, o melhor caminho para todos os relacionamentos é sempre tentar o diálogo – de um jeito muito educado e tranquilo.
Se essa questão a incomoda, da próxima vez que seu primo aparecer em sua casa, antes de ele atacar a geladeira, chame-o de lado e, com muita calma, diga que você fica chateada com essa atitude dele. Formule as frases de uma forma não acusadora. Por exemplo, em vez de dizer: “Você vem aqui em casa e pega tudo o que vê na geladeira. É o maior folgado!”, diga: “Olha, fulano, é provável que você nem tenha percebido, mas eu fico chateada quando você aparece aqui e pega coisas na cozinha sem pedir. A gente não está recusando nada, mas seria muito mais educado se você pedisse antes. Isso vai tornar nosso convívio mais agradável. Que tal a gente tentar fazer desse jeito daqui pra frente? Posso lhe oferecer alguma coisa hoje?”. Quanto mais gentil você for, melhor. Afinal, você precisa dar para ele o exemplo de boa educação, kkk.
Peça para Deus lhe dar as palavras certas e o jeito certo de se comunicar – e fale! Nossa cultura tem muitas coisas boas, mas uma coisa que não é legal entre muitos brasileiros é essa mania de se chatear com as coisas e não dizer nada para a pessoa certa. Que Deus dê sabedoria a todos nós para lidar com isso de uma forma melhor, mais comunicativa!
Até!
Kisses,
Su