Pergunta:

Olá Su. Lembra que eu te perguntei sobre estudar a biblia, se é errado. Então é que na igreja da minha vó (Congregação Cristã). Eles não estudam a bíblia, ela é lida por revelação. E tem pessoas dizendo que bíblias de estudos não é certo, pois cada uma tras uma interpretação diferente sobre um mesmo capitulo, versículo da bíblia. Minha amiga disse que não é errado ler outros livros para ajudar a compreender a bíblia, mas que a bíblia de estudos, ela vai causar confusão, se comparada com outras e tal. Mas ai eu penso. Então como Deus vai se revelar a uma pessoa, se ela ler a bíblia do começo ao fim, mas sem levar questões da época, figuras de linguagens, usos e costumes, etc? Isso parece mais transe espiritual do que compreendimento e reflexão na palavra. Uma mulher no canal dela, estava falando que transe espiritual não é de Deus, e que é confirmardo, que certas batidas de músicas, luzes, instrumentos, podem interferir na mente e até causar alucinações, transes, e a pessoa achar que está sentido Deus. E no caso do que minha amiga falou, se é errado ler bíblias de estudos, então logicamente, ler outros livros que ajudam a entender a bíblia, é errado do mesmo jeito. E outra amiga (irmã mais velha da minha melhor amiga; elas são em 5 kkk). Falou que teologia é meio que coisa do diabo, porque a bíblia deve ser lida pela fé, que Deus ocultou as coisas dos “sábios”. E su eu tinha feito essa pergunta, mas sei que você teve seus motivos para responder. Mas o que é ser demasiadamente justo? Cite um exemplo, por favor. E quanto a outra dúvida sobre psicopatia, deixe para lá, não me interessa mais, pelo menos por um tempo kkk. Eu vi que preciso me concentrar em coisas principais e não em pequenos detalhes, que não fazem muita “diferença” no nosso crescimento espiritual. Ah su, as vezes tenho vontade ser vegetariana (pelo menos optar pelo ovolacto), por respeito aos animais. Você pode dar umas dicas. Gosto muito de carne: churrascos, hambúrgueres, pizzas, lasanhas, salgados kkk. Todo mundo diz que Deus deixou a carne para comermos, mas parecem que não leram a parte da bíblia, que diz que a alimentação inicialmente era vegetariana, ou vegana, e que a carne foi liberada depois do dilúvio. É que muitas pessoas usam isso como argumento para quem vegetariano, vegano e ainda usam argumento mais sem sentido de que vegetais também sentem “dor”. Vê se pode kkk. Desde já obrigada. Kisses.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Acho que dessa vez vou precisar da sua ajuda para entender o que exatamente você quer saber sobre alguns assuntos, rsrs.

1 – Em relação a Bíblias de estudo e comentários bíblicos, nós conversamos sobre isso bastante tempo atrás. Você está dizendo que não se lembra da resposta? Ou que discorda do que lhe falei? Ou que quer conversar mais sobre isso? Você poderia, por favor, formular uma pergunta específica a esse respeito?

 

2 – Quanto aos psicopatas, pensei que tivesse respondido à questão central que você apresentou. Às vezes fica meio complicado interagir com cada uma das colocações que você faz – mesmo porque algumas delas são opiniões de outras pessoas, e não suas, e sempre vai existir uma infinidade de opiniões sobre cada assunto.

Infelizmente, o espaço e o tempo não me permitem comentar cada frase que você coloca, mas eu sempre leio tudo e procuro encontrar o cerne da questão, ok?

 

3 – E você já havia feito a pergunta sobre ser demasiadamente justo e eu não respondi? Foi isso? Puxa, não me recordo. Encontrei aqui uma pergunta em que conversamos sobre ser “demasiadamente honesto” que não é a mesma coisa (veja o item 2 desta resposta: https://www.faithgirlz.com.br/index.php/ola-su-graca-e-paz-me-tira-umas-duvidas-entao-quando-eu-fazia-faculdade-o-professor-disse-que-nao-autorizava-gravar-aulas-mas-eu-conversei-com-uma-mulher-que-estuda-medicina-minha-ex-lider-de-ce/).

A expressão “demasiadamente justo” está em Eclesiastes 7.16, um livro em que o autor faz considerações gerais sobre a vida (às vezes em tom cínico, e nem sempre do ponto de vista de Deus). Nesse caso, ele parece estar nos aconselhando a cuidar com perfeccionismo e legalismo. Como somos naturalmente falhos, em todas as nossas ações poderíamos ter feito alguma coisa de um jeito melhor. Se analisarmos cada detalhezinho de nosso dia a dia, sempre encontraremos algo para “ajustar”, sempre acharemos alguma situação em que não fomos tão sábios como deveríamos. Esse tipo de perfeccionismo, que focaliza somente nossas falhas e imperfeições em vez de olhar para Deus é destrutivo. E “legalismo” é a atitude que coloca as regras humanas antes do relacionamento com Deus e antes de outras coisas mais importantes.

Por exemplo, você está em uma praça e tem uma placa que diz “não pise na grama”. Só que, lá no meio do gramado, você vê uma criança pequena sozinha, sem família por perto. E também vê um cachorro com aparência de poucos amigos se aproximando da criança. Ser “demasiadamente justo” é deixar de socorrer a criança para que ela não seja mordida pelo cachorro só porque a placa diz “não pise na grama”. Esse é um legalismo que nunca abre exceções, que coloca as regras acima do valor da vida de alguém.

Dentro da igreja, pode ser algo como humilhar uma irmã em Cristo porque ela aparece de calça comprida no culto, quando sua igreja só permite usar saia. Nesse caso, as regras humanas tomaram o lugar do princípio bíblico fundamental de amar nossos irmãos e tratá-los com respeito.

 

4 – Você já leu meu post sobre ser vegetariana? Veja aqui: http://depapocomasu.blog.br/mix/2018/03/crista-e-vegetariana/

Eu acredito que a Bíblia permite que usemos produtos de origem animal que não implicam tirar a vida deles nem maltratá-los. Leite, ovos e mel são, a meu ver, coisas que Deus fez para desfrutarmos.

Um bom começo é você telefonar para alguns produtores de leite e ovos da sua região e perguntar se eles têm algum selo de bem-estar animal. Existem cada vez mais fazendas que procuram melhor as condições de vida dos animais que elas criam – até mesmo porque isso os torna mais produtivos. Pesquise a esse respeito.

E lembre-se de que existem pizzas, sanduíches, salgados, massas e centenas de outros pratos saborosos que não têm carne. E, como você é super amiga do Sr. Google (kkk), pode encontrar bastante inspiração online. Se você realmente quer se tornar vegetariana, meu conselho é que busque orientação de nutricionista para ter uma alimentação equilibrada. Não é só tirar a carne. Precisa incluir castanhas, leguminosas (feijão, lentilha, etc.) em maior quantidade. Por isso é importante ter orientação nutricional de acordo com seu estado de saúde, seu nível de atividade física e outras coisas mais 🙂

Até a próxima!

 

Kisses,

Su