Hello, L.! Essa questão de profecia e dons é extremamente controversa, longa e complexa. Existem centenas de livros, palestras e congressos dedicados apenas a analisar isso. O que eu vou lhe dizer aqui é um resumo da minha opinião, com base na minha interpretação da Bíblia e dos livros que li a esse respeito. Não é uma resposta definitiva, pois esse é um assunto que nós só vamos entender completamente no céu!
A meu ver, houve momentos históricos em que alguns dons do Espírito Santo estiveram mais ativos dentro da igreja por uma questão de necessidade. No comecinho da igreja, quando a Bíblia ainda nem havia sido completamente escrita e organizada, Deus usava o dom de profecia para orientar os primeiros cristãos a respeito de coisas que ainda não tinham sido registradas nas Escrituras. Uma vez que a Bíblia foi concluída, passou a haver muito menos necessidade desse tipo de revelação. Agora, a Bíblia é nossa regra absoluta de fé e prática. Ela contém tudinho que precisamos para nossa caminhada com Deus.
É bom lembrar, ainda, que desde o Antigo Testamento, profecia não diz respeito tanto a previsão do futuro como a chamado para caminhar mais perto de Deus. Desde sempre, profetas são pessoas escolhidas por Deus para fortalecer espiritualmente os outros santos. A profecia no sentido bíblico, portanto, não é primeiramente, dizer para outra pessoa com quem ela vai namorar ou casar, que emprego ela deve escolher, se vai ter nota boa no ENEM ou não. Profecia bíblica, em sua maior parte, é um chamado para um compromisso mais sério e profundo com Deus. Nesse sentido, ainda existem pessoas com dom de profecia. Agora, o que não pode existir, de jeito nenhum, é alguém que diga que recebeu “novas revelações” de Deus. Isso é antibíblico e muito perigoso.
E esse é o problema com a Ellen White. É bom você entender que o Adventismo não é apenas mais uma denominação cristã. Muitas crenças adventistas são tão diferentes da Bíblia que, na verdade, constituem uma seita. Alguns adventistas não aceitam as palavras da Ellen White como revelação com mesmo peso da Palavra de Deus, mas a seita adventista foi formada com base na ideia de que as “profecias” dela tinham a mesma autoridade que o texto bíblico inspirado por Deus. Sabe-se, porém, que ela recebeu muitas dessas “revelações” durante surtos psicóticos, ou seja, como resultado de problemas psiquiátricos.
Um dos princípios mais importantes da fé cristã é Sola Scriptura (somente as Escrituras). Deus já revelou tudo nas Escrituras e nenhuma palavra humana tem a mesma autoridade que a Bíblia. Cada vez que alguém acrescenta uma nova revelação, surgem sérias distorções. É o que acontece com Testemunhas de Jeová, Mórmons, Neopentecostais e outros grupos. Por isso precisamos nos apegar firmemente à Palavra de Deus, em atitude de profunda humildade e sujeição a ele, confiando que o Espírito nos ajudará pessoalmente (e não apenas por meio de outros) a entender o que precisamos saber. E por isso conhecer bem a Bíblia, buscar interpretações equilibradas, que levam em conta não só um texto, mas seu contexto, também é essencial.
E, quanto a minha rotina diária, creio que ela é parecida com a de milhões de outras pessoas, rsrs. Durmo cedo e acordo cedo (por volta das 5h), pois a manhã é tempo mais produtivo para mim. Trabalho de 8 a 10 horas por dia, intercalando períodos de tradução, escrita, coisas da casa, refeições, tempo com Deus e com o marido (duas coisas importantíssimas!) e lazer. O tempo dedicado a cada atividade varia um pouco, dependendo das exigências e necessidades de cada dia. É assim de segunda a sábado. E o domingo é reservado para descanso, reflexão e para curtir a companhia de irmãos em Cristo. Administrar nosso tempo também é presente de Deus e precisamos pedir sabedoria todos os dias para nos ocupar com aquilo que ele considera importante para nós, por mais difícil que seja.
Até a próxima!
Kisses,