Hello, L.!
Quanto à questão da árvore da vida, não entendi exatamente o que você quer saber. Você pode escrever novamente formulando uma pergunta a esse respeito, por favor?
Quanto a sexualidade e pecado, é claro que Deus criou o sexo desde o início. Como você disse bem, a ordem para ser férteis seria meio esquisita sem sexo, kkk. Além disso, todo o relato da criação deixa clara a ideia de prazer naquilo que Deus fez. Deus criou tudo o que há no mundo para que desfrutemos essas coisas boas – e isso inclui o sexo. Aliás, não acho que o sexo antes do pecado fosse diferente do que é hoje. O sexo dentro do casamento, em um contexto de compromisso e amor ainda é puro e inocente, para ser descoberto aos poucos. Hebreus 13.4 diz: “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro”. Esse versículo está dizendo que não deve haver adultério e, da forma como o autor se expressa, fica evidente que o leito conjugal (isto é, a vida sexual de um casal) é puro e deve ser mantido puro. Portanto, o sexo, como Deus o criou e como ainda podemos vivenciá-lo hoje, não é sujo ou feio, mas sim, belo, puro, saudável e agradável a Deus (e ao casal, é claro, rsrs). O que aconteceu foi uma distorção imensa na forma como o mundo passou a encarar a sexualidade. Mas só porque o mundo perverteu a boa criação de Deus, não significa que ela deixou de ser boa.
E, quanto à igreja, creio que conversamos sobre algo relacionado antes. Não existe somente uma denominação “certa” ou “bíblica”. Existem várias denominações que seguem os ensinamentos bíblicos e que têm como principal objetivo adorar e agradar a Deus, mesmo que elas não concordem entre si a respeito de algumas questões secundárias. Precisamos tomar muito cuidado, porém, com denominações que têm muitas regras humanas e que as colocam no mesmo nível das instruções bíblicas. Também precisamos ficar atentas para “doutrinas” que contradizem ensinamentos bíblicos. Como conversamos aqui no blog um milhão de vezes, a salvação é para sempre. Para o verdadeiro cristão, não existe pecado sem perdão. Portanto, o fundamental é conhecermos bem a Bíblia e desenvolvermos nossa intimidade com Deus para que possamos ter sabedoria ao escolher a igreja da qual vamos participar e também para analisar todos os ensinamentos que ouvimos, sejam dentro ou fora de qualquer igreja.
É isso, amiga. Até a próxima e aguardo sua pergunta sobre árvore da vida!
Kisses,
Su