Pergunta:

Olá su tudo bem ? Espero que sim bom estou na madrugada a escrever desculpe meus erros de caligrafia queria sua opinião bom eu briguei com uma das pessoas mais importantes na minha vida a minha irmã que eu a considero como irmã mais ela é minha prima bom … ela arranjou um namorado quer dizer ah anos que tá nesse chove não molha ela é ele aquele vai e volta ela chorava no meu colo e eu dava todo meu amor e minha atenção pra ela e ela sempre voltava pra ele boom eu como uma irmã muito coruja e babona demais sempre dei forças pra ela ser feliz nesse relacionamento mais ela nunca enxergou meu carinho por ela ela sempre brigou cmg e eu sempre ficava calada e sempre passava por tudo só pra ver lá contente mais ela sempre brigava e eu sempre chorava eu deixava meus namorados de lado só pra estar do lado dela porque a amo mais do que tudo nessa vida mais esse preço mais tarde veio caro pra cima de mim ela parou de falar totalmente cmg não me dizia que estava mais com saudades só vivia pra faculdade trabalho e o namorado e as amigas e eu sempre em último lugar aquilo foi ne deixando bastante triste me sentir um lixo chorei muito por várias noites eu e ela era a camisa e o botão mais com o passar do tempo ela me estranhou disse que tinha espalhado coisas sobre ela pra nossa familia nossa aquilo acabou cmg ela disse coisas sobre mim que eu nunca esperava ouvir dela brigamos feio pelo Instagram não sabe a dor que sentir e até hoje sinto nós duas rompemos uma amizade deste de pequena nossa você não sabe o quanto to triste choro todos os dias com saudades dela ela pode ter todos os defeitos mais a amo muito e cortaria meus pulsos antes de falar alguma coisa dela peço a deus que um dia eu e ela se veja frente a frente e que podemos nos perdoar minha irmã se um dia eu lhe magoei na vida me perdoe pois lhe amo muito queria muito que você su me desse uma palavra de conforto pois não sei o que fazer. Espero que leia meu texto cheio de erros ortográficos beijo deus lhe abençoe. A.

Resposta da Sú:

Hello, A.! Sinto muito que você esteja passando por uma situação tão triste. Quem sabe a primeira coisa para pensarmos juntas é que nem sempre os relacionamentos correspondem a nossas expectativas. Por mais difícil que seja, faz parte da realidade. Nessas horas, a melhor coisa que podemos fazer é conversar com Deus e pedir que ele preencha os vazios que ficam quando uma relação não é recíproca. Conte para Deus como você está se sentindo – sua tristeza, sua frustração, seu desejo de que as coisas fossem diferentes. Ele pode mudar a situação – ou pode mudar sua forma de encará-la.

Segundo, só porque temos afeto profundo por alguém, não podemos exigir que essa pessoa retribua. A verdade é que a gente não controla os sentimentos da outra pessoa e, quanto mais tentamos cobrar dela um retorno emocional, mais ela acaba se afastando de nós. Meu conselho, portanto, é que você não cobre nada de sua prima (nem diretamente para ela, nem falando com outros, nem mentalmente). Mais uma vez, isso é algo que precisamos da ajuda de Deus para fazer.

Terceiro, pelo que você descreve, minha impressão é de que talvez você tenha jogado peso demais sobre esse relacionamento. Não podemos colocar uma pessoa no centro de nossa vida e fazer tudo em função dela. Você comenta que abriu mão de outros relacionamentos para ficar ao lado dela. Isso não é saudável, minha amiga. Nossa vida precisa ter equilíbrio e moderação. Se você põe uma pessoa no centro de sua vida e a transforma em um “ídolo” emocional, é natural que pareça que o mundo acabou se essa pessoa se afastar. Daqui em diante, peça ajuda de Deus para cultivar relacionamentos mais variados, de modo mais equilibrado, sem dedicar e esperar afeto de uma pessoa só. Eu sei que é difícil e que você está sofrendo nesse momento, mas, com o tempo, Deus pode lhe mostrar as coisas com clareza e com sabedoria, para que você não volte a sofrer dessa forma.

Para terminar, por mais doloroso que seja, respeite a distância que sua prima colocou entre vocês. Não tente forçar nada. De vez em quando, você pode mandar uma mensagem dizendo ‘oi’, perguntando como está e dizendo que, quando ela quiser conversar, você está aí. Mas não fique correndo atrás. Deus sabe o quanto você precisa de amizades e o quanto você gostaria de ver esse relacionamento ser restaurado. Confie que, no tempo e do jeito certo, ele pode aproximar vocês duas outra vez. Os relacionamentos mudam com o tempo e, muitas vezes, esse distanciamento só é temporário (desde que a gente não faça pressão).

Deus conhece a tristeza do seu coração e quer lhe mostrar como lidar com ela. Fale com ele. Confie nele. Minha oração por você é que Deus lhe dê paz, acalme seu coração e a ajude a encontrar forças nele 🙂

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

 

Kisses,

Su