Hello, A.! Sinto muito que você esteja passando por uma situação tão triste. Quem sabe a primeira coisa para pensarmos juntas é que nem sempre os relacionamentos correspondem a nossas expectativas. Por mais difícil que seja, faz parte da realidade. Nessas horas, a melhor coisa que podemos fazer é conversar com Deus e pedir que ele preencha os vazios que ficam quando uma relação não é recíproca. Conte para Deus como você está se sentindo – sua tristeza, sua frustração, seu desejo de que as coisas fossem diferentes. Ele pode mudar a situação – ou pode mudar sua forma de encará-la.
Segundo, só porque temos afeto profundo por alguém, não podemos exigir que essa pessoa retribua. A verdade é que a gente não controla os sentimentos da outra pessoa e, quanto mais tentamos cobrar dela um retorno emocional, mais ela acaba se afastando de nós. Meu conselho, portanto, é que você não cobre nada de sua prima (nem diretamente para ela, nem falando com outros, nem mentalmente). Mais uma vez, isso é algo que precisamos da ajuda de Deus para fazer.
Terceiro, pelo que você descreve, minha impressão é de que talvez você tenha jogado peso demais sobre esse relacionamento. Não podemos colocar uma pessoa no centro de nossa vida e fazer tudo em função dela. Você comenta que abriu mão de outros relacionamentos para ficar ao lado dela. Isso não é saudável, minha amiga. Nossa vida precisa ter equilíbrio e moderação. Se você põe uma pessoa no centro de sua vida e a transforma em um “ídolo” emocional, é natural que pareça que o mundo acabou se essa pessoa se afastar. Daqui em diante, peça ajuda de Deus para cultivar relacionamentos mais variados, de modo mais equilibrado, sem dedicar e esperar afeto de uma pessoa só. Eu sei que é difícil e que você está sofrendo nesse momento, mas, com o tempo, Deus pode lhe mostrar as coisas com clareza e com sabedoria, para que você não volte a sofrer dessa forma.
Para terminar, por mais doloroso que seja, respeite a distância que sua prima colocou entre vocês. Não tente forçar nada. De vez em quando, você pode mandar uma mensagem dizendo ‘oi’, perguntando como está e dizendo que, quando ela quiser conversar, você está aí. Mas não fique correndo atrás. Deus sabe o quanto você precisa de amizades e o quanto você gostaria de ver esse relacionamento ser restaurado. Confie que, no tempo e do jeito certo, ele pode aproximar vocês duas outra vez. Os relacionamentos mudam com o tempo e, muitas vezes, esse distanciamento só é temporário (desde que a gente não faça pressão).
Deus conhece a tristeza do seu coração e quer lhe mostrar como lidar com ela. Fale com ele. Confie nele. Minha oração por você é que Deus lhe dê paz, acalme seu coração e a ajude a encontrar forças nele 🙂
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su