Helloooo, V.! Sempre bom receber suas mensagens!
Vamos tratar de um assunto de cada vez.
Primeiro, você não contou se você se preparou bem para essa prova ou não. Você buscou ajuda de Deus para seus estudos? Orou pedindo direção e sabedoria dele antes de se inscrever? Se você pediu sabedoria de Deus e ele permitiu que você fizesse a prova, é porque ele tem um propósito com isso. Não significa, porém, que você vai necessariamente passar. No momento, sua preocupação não deve ser em alimentar esperanças de ser aprovada (essa questão está nas mãos de Deus, e ponto final). É muito mais produtivo dedicar suas energias a lembrar da bondade, do amor, do carinho, do cuidado e do controle absoluto de Deus sobre todas as coisas. Quando colocamos nossas esperanças nele (e não em resultados ou outras coisas), nunca ficamos frustradas. Qualquer que seja o resultado da prova, você pode ter a certeza de que Deus está guiando sua vida!
Segundo, quanto a essa história de fazer promessas e tratos com Deus. Se você pensar com calma, vai ver que, na verdade, o que você está tentando fazer é negociar com Deus. Tipo: “O Senhor me faz passar e eu paro de falar palavrão”. E você está tentando mandar em Deus e dizer o que ele deve fazer. Essa é a forma como agem as pessoas que adoram ídolos: elas apresentam oferendas e fazem promessas e esperam que seus falsos deuses as atendam. Nosso relacionamento com Deus deve ser beeeem diferente disso. Ele nos convida para algo muito melhor: ele quer que entreguemos nossa vida inteiramente para ele, sem ficar tentando negociar nem controlar as coisas. Ele quer que nos lembremos do quanto ele nos ama e, portanto, do quanto ele merece nossa confiança total.
Siga o exemplo de Jesus, que orou: “Seja feita a tua vontade, e não a minha” (Lucas 22.42). Sabe o que aconteceu logo depois que Jesus fez essa oração? “Apareceu um anjo do céu, que o fortalecia” (Lucas 22.43). Quando colocamos nossa vida nas mãos de Deus, ele nos fortalece!
Portanto, nada de tratos, ok? Simplesmente faça sua parte (tipo, você estudou para essa prova?) e deixe o resto com Deus.
Além disso, amiga, deixar de falar palavrão é algo que você deve buscar de qualquer maneira como cristã, e não algo para oferecer a Deus em troca de outra coisa. Concordo que é importante você trabalhar essa questão, mas não se esqueça de depender das forças de Deus. Não vá pensando que você vai se livrar desse hábito sozinha, com sua força de vontade ou disciplina. Só a ação do Espírito dentro de seu coração pode ‘limpar sua boca’ (rs). Pense nisso. E lembre-se de que Deus é o maior interessado em ajudar você nessa questão. Conte com ele!
Quanto à maturidade, é um processo. Você não é fruta para se embrulhar em jornal e amadurecer de um dia para o outro! Kkk Continue a andar com Deus, a ler a Bíblia e a contar tudinho para ele em oração. Continue a confiar nele e obedecer às instruções dele. Com o tempo, ele vai produzir maturidade em você na medida certa! Essa oração que você sempre faz pedindo sabedoria também já inclui maturidade – afinal, é impossível ser madura sem ser sábia 🙂
E, por fim, quanto aos pensamentos impuros. Para começar, lembre-se de que os pensamentos são como pássaros: você não pode impedi-los de voar sobre sua cabeça, mas pode evitar que construam um ninho ali. Ou seja, não há pecado algum em pensamentos passageiros. O problema é quando alimentamos esses pensamentos e deixamos que eles venham “morar” (fazer um ninho) em nossa cabeça. Por exemplo, de repente passou uma cena erótica por sua mente. Tudo bem! Agora, a coisa se complica se você começar a pensar nos detalhes da cena, a gastar tempo com ela, a repeti-la de propósito várias vezes ao dia. Um pensamento acidental e um pensamento de propósito, que você cultiva, são duas coisas bem diferentes!
Uma das melhores maneiras de evitar esse problema é tomar cuidado com o que você vê e ouve. Nosso cérebro é como uma esponja que vai absorvendo os filmes, os programas de televisão, as imagens da internet, as letras de música, que nos cercam. Portanto, peça para Deus lhe dar sabedoria na hora de escolher seus entretenimentos. Mas não fique neurótica demais com essa questão. Seu foco deve sempre ser sobre Cristo, o que ele fez por você e o quanto ele a ama (e não sobre erros, pecados, etc.).
Sempre que ideias e pensamentos impuros a angustiarem, apresente-os para Deus sem culpa, sabendo que ele conhece tudo o que está em seu coração e sua mente e, ainda assim, a ama de paixão!
E você não precisa sonhar em ser uma menina inocente. Em Cristo, você é santa, pura e inocente diante de Deus. Essa é sua verdadeira identidade. Busque ajuda do Espírito para viver de acordo com essa realidade maravilhosa!
Pense nisso tudo, fale com Deus e depois volte para continuarmos a conversa.
Que Deus continue a abençoá-la imensamente, amiga!
Kisses,
Su