Querida V., que triste você estar passando por essa experiência tão difícil, amiga! Para começar, entenda que esse desânimo que você está sentindo é natural. Você acabou de passar por uma grande decepção e vai sentir tristeza e frustração mesmo. Agora, se essa angústia estiver intensa, se você começar a ter pensamentos de morte ou se notar que o tempo passa e você não começa a retomar suas atividades normais e recuperar o ânimo, é essencial conversar com alguém que possa ajudá-la a lidar com seus sentimentos – um conselheiro ou psicólogo por exemplo. Por enquanto, em minha opinião, o melhor que você pode fazer é conversar bastante com seus pais, deixar claro para eles o quanto você está triste e desanimada e pedir que eles orem com você. Se tiver coisas que você não consegue dizer para eles pessoalmente, escreva uma carta ou grave uma mensagem. E, mesmo que você não esteja sentindo a presença de Deus nem conseguindo ler a Bíblia, fale com ele. Conte o que está em seu coração e deixe que ele console você.
E, mais algumas coisas para você pensar: (1) Evite esse leva-e-traz e essa interferência de amigos. Se for o caso (o que, a meu ver, não é), você e o menino precisam conversar um com o outro pessoalmente. Essa dinâmica de ele ficar dizendo coisas para seus amigos e seus amigos passarem essas informações para você só piora a situação. Se alguém vier lhe falar dele, diga que você não quer ouvir. Eu sei que é difícil, mas para seu coração sarar, você realmente precisa se distanciar do garoto por enquanto.
(2) Existe uma grande diferença entre ser cautelosa e ser fria. Peça para Deus trabalhar em seu coração para que não se forme amargura e também para lhe dar prudência e sabedoria caso você venha a se interessar por algum outro menino no futuro próximo. Ser cautelosa significa observar a pessoa à distância, analisar o caráter dela e ir com muita calma, dando tempo para as coisas se desdobrarem devagar. Desse modo, você diminui a probabilidade de ter outra decepção desse tipo.
(3) Por fim, quando essas coisas acontecem, é bom mesmo fazer um “jejum de meninos” por um tempo e não se envolver com ninguém – não porque todos os meninos são iguais (isso não é verdade) e porque nenhum deles presta (isso também não e verdade), mas porque seu coração precisa de tempo para se acalmar. Quando a gente sai de um envolvimento e logo começa outro, a probabilidade de se magoar é muito grande. Portanto, mesmo que nos próximos meses você se interesse por alguém, assuma o propósito de formar somente amizades, e nada mais. Isso poupará você de futuras dores de cabeça.
Confie que Deus tem bons propósitos para você e que, no tempo certo, ele vai lhe mostrar o próximo passo da sua vida afetiva. Ele está ao seu lado e quer ajudá-la a se fortalecer na caminhada com ele.
E, sempre que quiser conversar, estamos à disposição!
Kisses,
Su