Pergunta:

Resposta da Sú:

Shalom, A.! Puxa, sinto muito por mais essa experiência negativa que você teve em um atendimento médico! Como lhe disse em respostas anteriores, em um caso como esse o certo é conversar com a administração da clínica (ou, melhor ainda, do convênio). Não precisa necessariamente fazer uma denúncia formal ou algo do gênero. Apenas converse com a pessoa responsável (ou, se preferir, escreva uma carta) e conte o que você falou para mim. Aliás, nem comente o que você estava vestindo, pois, não importa a roupa que uma mulher esteja usando, nunca é justificável alguém tratá-la de forma esquisita.

Embora talvez exista a possibilidade de que o médico não tenha feito isso por malícia, se você se sentiu mal e notou algo estranho, é importantíssimo contar para alguém acima dele. Já pensou, por exemplo, que talvez ele esteja começando a ter um problema cognitivo relacionado à idade e precise de ajuda? Se ninguém falar, outros não vão ficar sabendo.

Lembre-se de que toda vez que ficamos caladas sobre essas coisas, somos parcialmente responsáveis pelo constrangimento que outras mulheres talvez sofram adiante. Pode ser que ele tenha agido dessa forma com outras pacientes que ficaram caladas e, por causa disso, você teve de passar por essa experiência. Não deixe que isso se repita. Eu sei que é assustador se expor e falar dessas questões para outros. Mas, ore bastante sobre isso e, se Deus lhe mostrar que é o passo correto, confie que ele vai lhe dar coragem!

Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.