Hello, D.! Na verdade, você está de parabéns, pois, em meio a suas dúvidas, você mesma já indicou as respostas. Isso é Deus começando a lhe mostrar o caminho! 🙂
Para início de conversa, se você leva seu relacionamento com Deus realmente a sério, é natural e apropriado que você queira ter um compromisso de namoro com alguém que tem essa mesma prioridade. Para mais sobre isso, veja aqui:
Outra coisa importante de lembrar é que não existe “romance evangelístico”. Deus não coloca em nossa vida um garoto que esteja afastado para que nos envolvamos com ele e usemos isso para levá-lo de volta à igreja. A Bíblia nos instrui claramente a não nos relacionarmos em jugo desigual. E os propósitos de Deus nunca vão contra as instruções dele na Bíblia. Portanto, se Deus permitiu esse garoto na sua vida, não quer dizer que ele espera que você o aproxime novamente do Senhor. Eu lhe garanto que isso não é responsabilidade sua neste momento, enquanto você estiver apaixonada por ele.
Quando Deus quer salvar e santificar uma pessoa, ele faz isso mesmo sem nossa ajuda. Isso significa que, se você se afastar um pouco desse amigo, ele não vai “se perder” por sua causa. Deus vai providenciar outra pessoa para chamá-lo de volta.
Além disso, amiga, pelo que você descreve, esse garoto tem problemas muito sérios, coisas que ele ainda precisa trabalhar dentro dele antes de pensar em um compromisso de namoro. A meu ver, seria desastroso começar a namorar alguém que tem essas atitudes dele, por mais legal que ele seja.
Meu conselho, portanto, é que você continue a tratá-lo bem, de modo amigável e com amor de Cristo, mas que procure se afastar pelo menos um pouco, até as coisas se acalmarem em seu coração. Confie que Deus está cuidando dele e não se deixe envolver por jogos emocionais e chantagens. Ele precisa de um tipo de ajuda que você não é capaz de dar, por melhores que sejam suas intenções. Além de orar, o que você pode ajudá-lo a encontrar um psicólogo ou conselheiro que esteja apto e disposto a conversar com ele (se for um profissional cristão, melhor ainda). Peça para Deus lhe mostrar se há alguém com esse perfil perto de vocês.
Apegue-se à palavra de Deus nas Escrituras (2Coríntios 6.14-15), pois ela não muda como nossos sentimentos. Deus não se contradiz e está sempre disposto a nos mostrar o caminho certo e nos dar sabedoria (Tiago 1.5).
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su