Hello, L.! Entendo por experiência própria o que é lutar com essas questões de autoestima e com a falta de amigos. Os dois assuntos são complexos e extensos, mas aqui vão algumas coisas para você refletir.
Primeiro, na verdade nosso valor próprio não deve se basear em nossa opinião de nós mesmas e, muito menos, na opinião dos outros. Ele deve se basear naquilo que Deus pensa de nós. Releia e medite com calma sobre o salmo 139, especialmente os versículos 1-18. Você é linda, preciosa e cheia de dons porque Deus a criou – afinal, ele não cria nada/ninguém mais ou menos 🙂 Sua identidade e seu valor estão arraigados na decisão dele de fazer você existir para a glória e para os propósitos dele aqui na terra. Os dons que ele lhe deu fazem parte desse “pacote” e são para agradar a ele e servir o reino dele, e não para agradar outros. É bom lembrar ainda que, dentro da igreja, os dons e talentos são complementares. Ou seja, cada membro tem aptidões diferentes para que o corpo fique completo. Isso inclui sua voz (imagine que horror se todos tivessem voz de soprano! Rsrs), sua habilidade para artesanato e mais uma porção de coisas que Deus vai lhe mostrar ao longo do caminho. Deus a criou porque você é capaz de louvá-lo e honrá-lo de uma forma que ninguém mais, no mundo inteiro, pode fazer. Isso não é o máximo?
Portanto, da próxima vez que cantar, use a voz que Deus lhe deu para adorá-la de forma singular. Não se preocupe se alguém olhar esquisito. E, se alguém vier comentar, diga que você está louvando a Deus com a voz que ele lhe deu e que esse momento de cântico é entre vocês dois – não é show para uma plateia. Isso vale para todos os outros talentos. Claro que podemos treinar e nos aprimorar nas dádivas que recebemos de Deus. Mas, em essência, elas são todas para ele, conforme ele nos dirigir a usá-las. Infelizmente, muitos na igreja se esquecem dessa verdade. Vale a pena estudar (e recomendar para outros) 1Coríntios 12.12-31, que fala exatamente sobre isso.
Segundo, quanto mais segura você estiver de sua identidade como Amada de Deus, quanto mais você meditar sobre sua singularidade e seu valor em Cristo e, especialmente, quanto mais você meditar sobre o tamanho do amor dele por nós, pecadores, mais você vai poder se posicionar corretamente diante de outros – inclusive daqueles que tratam você como criança, que não aceitam a amizade que você oferece ou que simplesmente se mostram indiferentes. Se Deus criou você com profundo amor, se sua essência como pessoa reside nele e se ele tem propósitos para sua vida, ele também sabe o quanto você precisa de amigos verdadeiros para sua jornada aqui na terra. Ele não nos fez para vivermos de forma isolada, mas para termos comunhão. Ao mesmo tempo, vivemos em total dependência dele, esperando que ele supra todas as nossas necessidades – inclusive a necessidade de amigos. Meu conselho, portanto, é que você não desista de pedir a Deus por boas amizades. Ele sabe que você se sente sozinha e, no tempo e do jeito dele, vai colocar alguém em sua vida. Sua parte nessa história é continuar orando e pedindo paciência e confiança no Senhor durante o período de espera. Deus lhe fará companhia em sua solidão e enviará pessoas para caminhar com você. Como comentei no início, digo isso por experiência própria. E, sempre que precisar de companhia, você sabe onde nos encontrar 🙂
Que Deus continue a abençoar imensamente sua vida, minha amiga!
Até a próxima!
Kisses,
Su