Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Estava pensando sobre tudo o que você escreveu e aqui vão algumas coisas para refletirmos juntos.

  1. Essa propensão contra a qual você luta não muda sua nova natureza de filho inteiramente amado, aceito e acolhido por Deus. Ele já ama e aceita você ao máximo e isso nunca vai mudar. Veja Romanos 8.32-39. No momento em que você aceitou Cristo como Salvador, Deus atribuiu a você toda a perfeição e santidade de Cristo. É isso que ele vê quando olha para você.
  2. De fato, sua luta é bastante real (depois vamos falar sobre isso), e não podemos simplesmente ignorar o pecado, MAS (e esse “mas” é importantíssimo!), nosso foco jamais deve ser sobre nossa velha natureza, sobre nossa maldade ou qualquer outra coisa dentro de nós. A Bíblia deixa claro que nosso foco deve sempre ser Cristo. Leia Hebreus 12.1-2, prestando atenção especialmente no início do versículo 2, que nos instrui a “olhar firmemente” para Jesus. Quando o inimigo lhe trouxer à mente qualquer peso de culpa por suas fraquezas, tome a decisão de olhar firmemente para Jesus e apegar-se à misericórdia dele.
  3. Jesus já pagou o preço por todos os nossos pecados: passados, presentes e futuros. Toda a ira de Deus contra o pecado foi derramada sobre Cristo na cruz. Não sobrou ira alguma para Deus derramar sobre nós. O que temos agora é o processo de santificação, em que o Espírito Santo trabalha em nossa vida para nos transformar naquilo que já somos, filhos amados de Deus. E temos a promessa de Deus de que ele vai terminar essa obra. Veja Filipenses 1.6. Deus ainda não terminou o trabalho dele em sua vida. Ele não desistiu nem jamais vai desistir de você. Lembre-se disso.
  4. Pelo que você descreve, suas lutas são relacionadas a uma compulsão sexual. Existe tratamento para isso, meu amigo. Deus coloca à nossa disposição uma série de recursos para nos ajudar nessa batalha. Meu conselho é que você ore para que Deus lhe mostre que socorro ele está colocando em sua vida neste momento e onde ele deseja que você busque ajuda prática. Para muitas pessoas, essa ajuda vem na forma de terapia com psicólogo e de tratamento com psiquiatra (sim, existem medicamentos que ajudam a controlar esses pensamentos intrometidos). Muitas vezes, essa ajuda também vem na forma de um grupo de apoio (dê uma pesquisada, por exemplo, no grupo “Celebrando a Recuperação” e veja se tem algum na sua cidade). Ou ainda, vem do auxílio de um homem cristão maduro na fé e que possa caminhar com você no meio dessa batalha – sem condená-lo, mas orando com você, ajudando-o a fortalecer-se nesse aspecto de sua vida e lhe dando o apoio necessário. Há ocasiões em que Deus usa uma combinação dessas três coisas (psicologia, psiquiatria e apoio pessoal). Não se feche para nenhuma dessas possibilidades. Tenho a mais absoluta convicção de que Deus já preparou socorro para tirá-lo desse ciclo de pensamentos/desejos/culpa que o está atormentando. Peço a Deus que ele abra seus olhos para enxergar esse socorro. Não desista de orar por isso.
  5. E, quando vier a angústia, apegue-se às palavras de Hebreus 4.16. A tentação, o pecado e a luta contra nossas propensões pecaminosas são coisas muito fortes e reais, mas a graça e misericórdia de Deus são muito mais poderosas e reais do que qualquer fraqueza nossa. Guarde isso na mente e no coração.

E, sempre que quiser conversar, estamos à disposição!

 

Coloquei seu nome em minha lista de oração.

A paz de Cristo para você, meu irmão!

Su

 

P.S.: Talvez este texto seja do seu interesse também:

http://depapocomasu.blog.br/mix/2018/02/pensamentos-intrometidos/